Após dias quentes e soalheiros, já há data para o regresso da chuva: saiba quando e quais as zonas afetadas

A tão ansiada estabilidade atmosférica tem os dias contados. Depois de um pequeno intervalo na chuva, com dias quentes e soalheiros, a chuva estará de volta ao nosso país já no início da próxima semana.
O dia de hoje contará com um aumento das temperaturas máximas, em praticamente todo o país, onde os termómetros podem alcançar os 28 ºC em diversos locais de Norte a Sul de Portugal continental.
Espera-se que os valores máximos oscilem entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Santarém e Beja, ainda que localmente estes valores possam ser mais elevados. Contudo, e como temos vindo a informar, tem havido um acentuado arrefecimento noturno, visto que as temperaturas mínimas continuam baixas e assim deverão permanecer nos próximos dias.
O feriado e o fim de semana serão uma "montanha-russa" no que toca às temperaturas
Amanhã, sexta-feira, espera-se que as temperaturas diminuam de forma generalizada, devendo os valores máximos variarem entre os 17 ºC em Viana do Castelo e no Porto e os 25 ºC em Beja e Faro. Desta forma, será mais notória esta diminuição nas regiões Norte e Centro.
Para além disto, é esperada uma maior nebulosidade, especialmente no litoral Norte e Centro e não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuva fraca e dispersa no Nordeste Transmontano, durante as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde.
Esta instabilidade será de curta duração visto que no sábado, os termómetros voltam a subir, ainda que mais na região Centro, e o dia contará com céu geralmente limpo e sem previsão de chuva. Os valores de temperatura máxima esperados são entre os 16 ºC para a Guarda e os 23 ºC para os distritos de Beja, Faro e Castelo Branco.
Já para domingo espera-se um novo aumento das temperaturas máximas, especialmente no Sul do país, onde os valores mais elevados podem também chegar aos 28 ºC em vários locais do Centro e Sul do continente português.
Prevê-se que a chuva volte ao país na terça-feira, 29 de abril
Antes do regresso da chuva, esta tendência de aumento das temperaturas deverá manter-se na segunda-feira, onde se poderão registar 28 ºC numa boa parte das regiões Centro e Sul.
Neste dia, que se espera soalheiro e sem previsão de precipitação, os valores máximos poderão oscilar entre os 20 ºC na Guarda e os 28 ºC em Coimbra, podendo, localmente, haver registos de temperaturas mais elevadas.

Porém, é esperado que ao final do dia de segunda-feira, a nebulosidade comece a voltar ao país, fazendo "adivinhar" o regresso da chuva. Durante a madrugada de terça-feira poderá registar-se alguma chuva fraca no noroeste do continente. A partir das primeiras horas da tarde a precipitação intensificará e alastrar-se-á geograficamente, como podemos observar no mapa acima.
Para esse dia, terça-feira, dia 29 de abril, também se espera uma diminuição acentuada das temperaturas máximas em todo o país, sendo que os valores poderão variar entre os 17 ºC em Viana do Castelo e Guarda e os 22 ºC em Bragança, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco e Beja.