Anticiclone deixará tempo estável e seco esta semana
Após um fim de semana marcado pela precipitação, sobretudo na região Norte, a influência do anticiclone dos Açores trará tempo estável e marcado por temperaturas anormalmente altas para um mês de novembro. Confira a previsão!
Após um fim de semana marcado pelo surgimento de frentes atlânticas que deixaram muita precipitação e névoa, sobretudo no Minho e Douro Litoral, augura-se uma semana bem mais estável e tranquila, em termos meteorológicos em Portugal continental. A instabilidade que surgiu no Atlântico por força da formação do ciclone subtropical Theta abriu caminho ao reforço do anticiclone dos Açores.
O posicionamento do anticiclone a oeste do continente trará as altas pressões até junto da geografia continental, estimando-se o predomínio deste panorama meteorológico pelo menos até à próxima sexta-feira, dia 20.
O reforço do anticiclone dos Açores
Com exceção de alguns pontos da região minhota, que deverão registar alguma chuva fraca, especialmente na terça e na quarta-feira, devido à chegada de uma frente atlântica, todo o território continental português registará tempo estável e soalheiro, com alguns períodos de céu nublado e temperaturas máximas que em algumas localidades atingirão os 25 ºC, evidenciando anomalia térmica e valores de temperatura consideravelmente superiores à referência para esta altura do ano. Tudo isto se deve à circulação de uma massa de ar tropical vinda do Atlântico que ao instalar-se na atmosfera proporcionará a estabilidade que vamos notar durante os próximos dias.
Não obstante, esta semana será notícia não só devido à influência do anticiclone dos Açores e ao predomínio da anomalia térmica que resultará em temperaturas superiores às habituais nesta altura, como também porque se prevê uma nebulosidade abundante e nevoeiros matinais densos, especialmente nos vales e áreas deprimidas do interior. Em alguns locais do litoral, como o algarvio, a névoa também fará parte do quotidiano, ainda que as abertas e o sol sejam presenças mais habituais e constantes na atmosfera.
Temperatura acima dos 20 ºC em vários locais
De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, prevê-se até quinta-feira o predomínio de valores de temperatura superiores ao habitual em praticamente todo o território. Nesse dia, os distritos do Porto, Lisboa e Faro vão registar uma temperatura máxima de 23 ºC, estimando-se que em vários pontos do Alentejo o termómetro suba até aos 25 ºC em pleno mês de novembro, o que não deixa de ser surpreendente.
Para sexta-feira estima-se uma descida térmica notória, tanto das máximas como das mínimas. Ao longo da semana, teremos um panorama em que os dias serão em geral termicamente agradáveis, marcados por períodos de sol com alguma nebulosidade, mas as noites serão frias e secas. O vento soprará em geral fraco, por vezes moderado, do quadrante norte ou nordeste.
Cenário de instabilidade efémera nos Açores
Nos Açores antecipa-se um cenário, em geral, marcado pela instabilidade entre hoje e amanhã devido à chuva fraca e ao predomínio do vento Norte que soprará moderado, por vezes forte, com rajadas de até 75 km/h em Ponta Delgada. Com o decorrer da semana, a instabilidade dissipar-se-á, com progressiva diminuição da intensidade do vento.
Na Madeira, depois de três dias (inclusive o de hoje) muito chuvosos e ventosos caracterizados pela passagem do ciclone Theta, que entretanto baixou à categoria de depressão subtropical, antecipa-se uma semana tranquila e estável, com temperatura máxima de 24 ºC e vento em geral a soprar de Nordeste.