Antes do fim de semana soalheiro e com temperaturas até 23 ºC, haverá aguaceiros localizados nestas regiões de Portugal

A primavera prossegue com instabilidade localizada esta quinta-feira, marcada por aguaceiros dispersos nas regiões montanhosas do Norte e Centro. A partir de sábado, o cenário meteorológico muda, com a chegada de ar mais seco e quente.
A primavera traz tempo instável esta quinta-feira, com alguma probabilidade de precipitação, sobretudo nas regiões montanhosas do Norte e Centro. O fim de semana marca uma viragem para um cenário de calor e céu limpo, com temperaturas a poderem atingir os 20 ºC em várias áreas do litoral Norte e Centro.
Possibilidade de aguaceiros dispersos 'denuncia' alguma instabilidade localizada esta quinta-feira
Esta quinta-feira, 27 de março, Portugal Continental poderá assistir a um cenário meteorológico típico de primavera, com tempo maioritariamente estável, mas com possibilidade de ocorrência de alguma instabilidade atmosférica localizada. A principal razão prende-se com a interação entre uma massa de ar mais frio no interior da Península Ibérica e uma depressão a Oeste, que pode originar células convectivas capazes de gerar aguaceiros esporádicos, especialmente em algumas áreas montanhosas do Norte e Centro.
Durante a manhã, o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado em grande parte do território continental, com neblinas e nevoeiros localizados, sobretudo a Sul do Tejo e em áreas litorais, que poderão persistir até ao final da manhã. No entanto, à medida que a tarde avança, prevê-se um aumento da nebulosidade devido à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, com particular destaque para o sul do país, onde se espera 99% de nebulosidade.

Apesar da energia disponível para o desenvolvimento de instabilidade ser relativamente limitada, a humidade relativamente baixa e a localização das células convectivas apontam para fenómenos isolados, com a possibilidade de aguaceiros, especialmente em áreas a norte do sistema Montejunto-Estrela.
O vento deverá soprar fraco, até 15 km/h, de nordeste durante a madrugada, movendo-se para Oeste ao longo da tarde, com possíveis intensificações até 25 km/h em regiões costeiras e terras altas. As temperaturas manter-se-ão estáveis, com máximas próximas ou superiores a 20 ºC em várias regiões, e mínimas que, em pontos abrigados do interior Norte, poderão descer aos 2 ºC, promovendo a formação de geada.
Subida das temperaturas no fim de semana, com possibilidade de prolongamento para a semana seguinte
Com a aproximação do fim de semana, a tendência meteorológica muda significativamente. Entre os dias 29 e 31 de março (sábado a segunda-feira), a dorsal africana do anticiclone deverá alargar a sua influência sobre Portugal Continental, promovendo a entrada de ar mais seco e quente.
Esta alteração será responsável por uma anomalia positiva das temperaturas, com máximas que poderão ultrapassar os 23 ºC em algumas áreas territoriais. No domingo, em diversas áreas do litoral, e em particular, no Norte e Centro, esperam-se temperaturas durante a tarde iguais ou superiores a 21 ºC, como Braga (21 ºC), Coimbra, Santarém e Lisboa (22 ºC).
Curiosamente, ao contrário do que sucede no verão – onde a nortada costuma limitar o aquecimento no litoral – este episódio de anomalia positiva da temperatura primaveril deverá afetar precisamente as áreas costeiras de forma mais intensa, dado o padrão de circulação atmosférica, com vento de leste.

Para o final do mês, poderá registar-se o pico deste episódio de calor, embora com sinais de que a estabilidade poderá ser breve. A possível intrusão de poeiras e a chegada de uma nova massa de ar mais húmido do Atlântico poderão gerar alguma instabilidade atmosférica no final do dia, abrindo caminho para um início de abril mais incerto.
De facto, os cenários para o arranque do mês de abril são ainda muito variáveis. Um dos modelos aponta para a manutenção de temperaturas agradáveis e presença de bolsas de ar frio sem grande impacte, favorecendo apenas a ocorrência de aguaceiros pontuais. Outro cenário mais instável poderá verificar-se no caso em que o anticiclone migre para latitudes mais a Norte, permitindo o regresso da chuva e uma descida marcada das temperaturas.
Para já, os próximos dias trarão um misto de primavera clássica: instabilidade ligeira e localizada nesta quinta-feira, seguida de um fim de semana com tempo estável e predominantemente seco e soalheiro.