Amanhã uma gota fria atravessará Portugal e deixará aguaceiros e trovoadas fortes em várias regiões

Entre hoje e amanhã uma nova gota fria entrará por Portugal continental adentro, provocando pelo caminho uma descida considerável das temperaturas e aguaceiros e trovoadas que serão fortes em várias regiões. Além disto, não se exclui o risco de fenómenos adversos.

trovoada
A chegada de uma nova gota fria a Portugal continental trará mais aguaceiros e trovoadas a várias regiões do país. Saiba quais.

Entre hoje e amanhã, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma nova gota fria proveniente do Atlântico. A mencionada baixa irá isolar-se de uma corrente de jato polar bastante intensa para esta altura do ano.

O IPMA corroborou a informação há vários dias lançada pela Meteored ao ativar avisos amarelos para os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco que estarão em vigor até às 21:00 de hoje.

Na madrugada e manhã desta terça-feira, 18 de junho, ocorreu uma situação relativamente anómala para meados de junho devido a um sistema frontal ativo que atravessou a nossa geografia de oeste para leste, isto é, do litoral para o interior. A precipitação, mais concentrada no Norte, Centro e Alto Alentejo, foi reforçada por um rio atmosférico. Algumas zonas também têm registado trovoadas.

A gota fria atravessará Portugal entre hoje e amanhã

Amanhã - quarta-feira, 19 de junho - a "gota fria" que terá entrado em Portugal continental nas últimas horas do dia de hoje, deixará uma atmosfera bastante instável, com aguaceiros fortes que se concentrarão na extremidade oriental da gota fria, o setor mais instável da mesma. Durante a madrugada e manhã, poderão ocorrer aguaceiros fortes, sobretudo nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Castelo Branco e Portalegre.

gota fria
A depressão isolada em altitude, ou gota fria, irá isolar-se durante algumas horas da corrente de jato polar e entrará entre hoje e amanhã em Portugal continental.

Entre o meio-dia e até às 20:00 ou 21:00, as nuvens vão aumentar de tamanho, crescendo em intensidade e deixando aguaceiros fracos a moderados, pontualmente fortes. A precipitação ocorrerá de maneira mais generalizada, espalhando-se das zonas mais centrais do país - mencionadas no parágrafo acima - para outras zonas pertencentes à Região Norte (Minho, Porto, Vila Real e Bragança), Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo (destaque para zonas fronteiriças dos distritos de Portalegre e Évora). No Algarve poderá chover muito esporadicamente e apenas nalguns locais.

De acordo com o modelo de referência da Meteored, ao final da tarde de amanhã as trovoadas poderão ganhar intensidade e organização no Nordeste Transmontano e em zonas fronteiriças do Alentejo. Serão mais prováveis e frequentes no interior, embora se preveja a sua ocorrência noutras zonas do país mais próximas ao litoral. Os nossos mapas mostram acumulações significativas nas próximas horas e dias.

Quarta-feira, 19 de junho será o dia mais crítico e volumoso em precipitação deste episódio de instabilidade meteorológica, mas até ao final do dia de quinta-feira, dia 20, ainda irão cair mais alguns milímetros.

Quase 50 mm nalgumas zonas. Haverá risco de fenómenos adversos

A precipitação neste episódio será bastante generalizada em torno das Regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, mas como é habitual nestes episódios de aguaceiros e trovoadas, haverá diferenças significativas na precipitação acumulada em zonas próximas umas das outras.

chuva trovoada portugal
Nas próximas 48 horas as zonas assinaladas a roxo no mapa poderão acumular quase 50 mm de precipitação. Um valor impressionante tendo em conta que estamos em junho.

Os mapas indicam que, nalgumas partes das Regiões Norte e Centro, a precipitação acumulada excederá os 20 mm, podendo inclusive chegar perto dos 30 no Alto Alentejo e dos 45 mm em diversas zonas da Região Centro. Espera-se que os distritos mais afetadas até ao fim do dia de quinta-feira sejam: Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco, com as zonas mais acidentadas e montanhosas destes distritos a somarem quase 50 mm.

Atenção também ao risco de outros fenómenos meteorológicos adversos! As trovoadas poderão gerar granizo e rajadas de vento localmente fortes nalguns locais. Algumas delas podem ser acompanhadas de atividade elétrica considerável, mas em geral não serão tão severas como em episódios recentes.

Haverá contrastes térmicos significativos

Outro dos efeitos mais notáveis desta depressão isolada a grande altitude serão os contrastes de temperatura. Enquanto nas regiões do litoral, mais próximas ao mar, as temperaturas diurnas estarão entre 1 e 2 ºC acima da média nas horas com maior intensidade solar do dia, algo para o qual também contribui o efeito termorregulador do mar.

contrastes de temperatura
Um litoral com temperaturas praticamente dentro do normal e um interior bastante mais fresco do que é habitual devido à passagem vertiginosa da gota fria.

Porém, nas regiões do interior, nomeadamente em zonas do Centro e sobretudo no Alto Alentejo e Alentejo Central haverá valores de temperatura máxima até 12 ºC abaixo da média climatológica de referência.

A semana vai terminar com calor intenso em várias regiões

Ao longo da jornada de quinta-feira, 20 de junho, dia do solstício de verão e primeiro dia do verão astronómico, a gota fria será reabsorvida pela corrente de jato polar, deslocando-se para norte.

Durante a tarde preveem-se aguaceiros muito suaves, esporádicos e residuais, distribuídos de forma dispersa pelas Regiões Norte e Centro e, de maneira muito pontual pelo Alto Alentejo e Área Metropolitana de Lisboa. Ao final da tarde e início da noite a instabilidade já se deverá ter dissipado.

Para o fim de semana das festas de São João, a crista subtropical (anticiclónica) prevalecerá e as temperaturas registarão uma subida generalizada. A ascensão será mais acentuada no interior Centro e Sul, nomeadamente nas Regiões da Beira Baixa, Alentejo e Algarve (exceto Barlavento).

Para domingo, 23 de junho, prevê-se a possibilidade de que os termómetros registem entre 34 e 37 ºC em vastas zonas dos distritos de Évora, Beja e Faro, destacando-se a previsão de 37 ºC em localidades do vale do Guadiana (Mértola) e do Sotavento Algarvio (Alcoutim).