Amanhã haverá ambiente de Marraquexe em 4 distritos de Portugal: humidade do deserto e temperaturas elevadas
Amanhã será o dia mais quente do episódio de calor intenso e um dos mais quentes deste ano nalgumas regiões de Portugal, até ao momento. Para além das temperaturas elevadas, o ambiente estará extremamente seco.
Hoje foi o primeiro de dois dias de um curto episódio de tempo quente nalgumas regiões de Portugal continental. Embora não seja tão extremo e persistente como outros eventos deste tipo que ocorreram no nosso país nos últimos anos, deixará temperaturas diurnas e noturnas elevadas nalguns distritos entre hoje e sexta-feira, dia 19. O ambiente estará extremamente seco.
A massa de ar muito quente será acompanhada de poeiras do Saara
Uma massa de ar muito quente sobrevoará a geografia do Continente, associada a uma crista do Norte de África, ainda que em termos de intensidade e abrangência geográfica seja muito mais significativa no país vizinho, a Espanha.
A isoterma de 25 ºC a cerca de 1500 metros de altitude tocará o sul de Portugal continental (metade leste do Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio), o que resultará em temperaturas diurnas iguais ou superiores a 40 ºC em vários locais dos distritos de Beja e Faro, mas também nalgumas zonas dos distritos de Portalegre e Évora.
Além disso, tal como já explicamos aqui na Meteored Portugal ao longo desta semana, este episódio de tempo quente será acompanhado por uma ‘língua’ de poeiras do Saara, que deixará o céu turvo e reduzirá a visibilidade. A Beira Baixa, o Alentejo e os distritos de Setúbal e Faro serão as zonas mais afetadas pela intrusão de partículas, destacando-se entre estes o Sotavento Algarvio (metade oriental da região do Algarve), como a zona com maior concentração de poeiras em suspensão.
Mas se é certo que amanhã 8 distritos do Continente estarão sob aviso amarelo por tempo quente, também se verifica um grande contraste entre as regiões do interior e as regiões do litoral. Estas últimas, muito mais frescas e expostas à influência da Nortada, registarão valores de temperatura máxima substancialmente inferiores em relação ao resto do país, sobretudo no Litoral Norte.
Apesar da subida das temperaturas prevista para sexta-feira (19) de norte a sul de Portugal continental, os termómetros continuarão a registar máximas abaixo dos 25 ºC em cidades costeiras como Porto e Viana do Castelo.
Amanhã preveem-se temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC em zonas de Portalegre, Évora, Beja e Faro
Amanhã - sexta-feira, 19 de julho - o calor intensificar-se-á e será o dia mais quente da semana e do curto episódio de tempo quente em todo o país. Uma das características da massa de ar quente que irá afetar parcialmente o território de Portugal continental esta sexta-feira (19) será o seu carácter muito seco em quase todas as camadas da troposfera, dando origem a uma atmosfera mais típica de cidades como Marraquexe e outras localidades desérticas continentais.
Por exemplo, os mapas mostram que amanhã em Beja e Évora são esperados cerca de 40 ºC e uma humidade relativa (HR) à superfície de cerca de 14% a meio da tarde. O panorama será muito semelhante em Castelo Branco e Portalegre, onde se preveem respetivamente 38 e 37 ºC e uma HR entre 11 e 15%.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, a região com o valor de humidade à superfície mais baixo amanhã em termos de área geográfica abrangida será mesmo a Beira Baixa, apesar dos valores de temperatura do ar não se preverem tão elevados como noutras regiões do país.
Na maioria das regiões do interior de Portugal continental - que correspondem neste caso à Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo (esta última tem ligação ao mar também) - prevê-se uma HR entre 11 e 20%. As exceções encontram-se no litoral Norte e Centro, regiões em que a proximidade ao mar resulta numa maior percentagem de humidade relativa e em que a nortada ameniza o calor.
O calor intenso regressará na próxima segunda-feira
As temperaturas vão baixar durante o fim de semana, especialmente no sábado, dia 20, pondo fim ao curto episódio de tempo quente em 8 distritos de Portugal continental. Para domingo (21) prevê-se uma ligeira recuperação das temperaturas máximas.
Porém, de acordo com o nosso modelo de referência, a partir de segunda-feira (22) ocorrerá um novo episódio de calor intenso, estimando-se mesmo uma subida acentuada e generalizada das temperaturas em apenas 24 horas. A incerteza na duração, intensidade e extensão geográfica do mesmo ainda não nos permite dizer se haverá ou não risco de uma onda de calor.