Amanhã e quarta Kirk agitará o Noroeste de Portugal com chuva, trovoada, rajadas acima de 100 km/h e ondas de 12 metros
Como temos vindo a avançar sistematicamente nas nossas previsões, o ex-furacão Kirk passará muito perto da Península Ibérica e trará muita chuva, potencialmente acompanhada de trovoada, vento forte e grande agitação marítima. Eis as zonas de Portugal que serão mais afetadas.
Apesar de estar a perder força, Kirk deverá atingir Portugal de forma indireta, mas, ainda assim, intensa.
O Grupo Ocidental dos Açores está sob aviso vermelho devido à agitação marítima, pelo menos até às 09:00 da manhã de amanhã, terça-feira, dia 8, onde, segundo os mapas de referência da Meteored, as ondas de oeste podem atingir os 19 metros de altura!
Avisos não ficam por aqui: Minho e Douro Litoral e áreas adjacentes serão as mais afetadas
Nove distritos do Continente estão sob aviso laranja também para a agitação marítima, entre eles, Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo. Este deverá permanecer em vigor entre as 09:00 e as 18:00 de dia 9, quarta-feira. A ondulação provocada pela tempestade conhecida como ex-furacão Kirk traduzir-se-á em ondas de oeste com 5 a 6 metros de altura significativa. Poderão vir a alcançar 12 metros de altura máxima.
Para além dos avisos sobre a agitação marítima, também os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo devido à chuva persistente e, por vezes, forte. Os avisos deverão manter-se em vigor até às 06:00 da manhã, de quarta-feira, dia 9.
Quanto ao vento, Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo, que estará em vigor entre a meia-noite e as 09:00 da manhã de quarta-feira, 9 de outubro.
As rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h na madrugada de quarta-feira
Os nossos mapas de previsão mostram que as rajadas de vento podem ser bastante intensas desde a madrugada de quarta-feira até às primeiras horas da manhã, podendo ultrapassar os 100 km/h nas zonas mais elevadas do Norte do país, ou inclusive ser superiores a 110 km/h localmente.
Desta forma, podemos afirmar que as regiões mais afetadas serão o Minho, Douro Litoral, Alto Tâmega e Douro, bem como Aveiro e outros distritos da região Centro, grosso modo, as regiões a oeste da Barreira de Condensação.
A chuva e a atividade elétrica também farão parte do cenário
No que diz respeito à chuva a região do Minho poderá mesmo acumular até perto de 200 mm até ao final do dia de quarta-feira (9), sendo que nas terras altas da região Centro, esta acumulação poderá ser superior a 100 mm.
Quanto à atividade elétrica, Viana do Castelo poderá registar alguma trovoada na noite de terça-feira (8). Esta atividade poderá alastrar-se a outros distritos do litoral no decorrer do dia e até ao início da manhã de quarta (9).
Para continuar a par de todas as informações acerca deste evento meteorológico, mantenha-se atento às nossas previsões em tempo.pt.