Amanhã ainda haverá poeiras e risco de trovoadas, mas os 40 ºC regressarão a estas zonas de Portugal nos próximos dias

Após um frenético início de semana, com aguaceiros, granizo e trovoada em Portugal continental, estarão os 40 ºC de regresso? Não perca a previsão do tempo e saiba o que esperar do calor na sua região.

O arranque da semana de transição entre o fim de julho e o início de agosto caracterizou-se pela ocorrência de aguaceiros, por vezes de granizo, localmente fortes e acompanhados de trovoada devido à influência de uma depressão isolada em altitude.

Quase uma semana antes deste episódio de instabilidade atmosférica, a Meteored Portugal já tinha lançado uma previsão que avançava com esta possibilidade, algo que confirma a qualidade dos nossos especialistas e a fiabilidade e credibilidade dos mapas que utilizamos para elaborar as nossas previsões.

Mas agora, nesta quarta-feira 31 de julho, a estabilidade impera no Continente e as condições meteorológicas manifestam céu pouco nublado ou limpo. Hoje a faixa costeira ocidental amanheceu com neblinas e nevoeiros que duraram até meio/fim da manhã. Nalguns locais persistirá durante o dia.

Além disto, ocorreu um ligeiro arrefecimento nas Regiões Norte e Centro, mas no Algarve as temperaturas máximas registaram uma pequena subida. O vento dominante é de Oeste-Noroeste, com a típica nortada estival a intensificar-se durante a tarde, sobretudo nas zonas mais próximas ao mar.

poeiras
Esta quinta-feira (1) ainda haverá uma concentração residual de poeiras em suspensão sobre Portugal continental.

Nos arquipélagos, uma boa parte das ilhas açorianas regista céu parcialmente nublado ou com nebulosidade dispersa, verificando-se praticamente o mesmo panorama na Madeira. Porém, algumas ilhas dos Grupos Central e Oriental vão registando chuviscos ou aguaceiros.

Quinta-feira com poeiras saarianas em suspensão, mas também em evidente fase de dissipação

Para quinta-feira, 1 de agosto, prevê-se um estado do tempo predominantemente estável, mas vislumbram-se exceções. Antes de tudo, as poeiras do Saara. A concentração destas partículas em suspensão na atmosfera diminuiu substancialmente nas últimas 24 horas, mas ainda haverá vestígios amanhã - cenário que é, aliás, perfeitamente visível nos nossos mapas de qualidade do ar.

As poeiras vão diminuir em concentração e extensão geográfica com o decorrer do dia de amanhã, pelo que a sua perceção será mais evidente nas primeiras 12 horas. Quando olhar para o céu esta quinta-feira (1), é possível que ainda repare numa tonalidade algo esbranquiçada ou esquálida do céu, “sintoma” da presença residual das poeiras saarianas em suspensão.

Apesar do céu pouco nublado ou limpo em grande parte da geografia de Portugal continental, há zonas do país onde se perspetiva amanhã a ocorrência de aguaceiros residuais e o risco de trovoadas dispersas. A hipótese de queda de granizo não deve ser totalmente descartada, embora de momento essa possibilidade se afigure remota.

noites tropicais
As próximas noites serão tropicais em locais do interior Norte, Beira Baixa e Sotavento Algarvio. A temperatura do ar durante a noite estará igual ou superior a 20 ºC nestas zonas.

É então para o interior Norte e Centro - nomeadamente para os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda - que se preveem as ditas exceções. Esta precipitação - do tipo convectivo (irregular e muito localizada) - não ocorrerá durante todo o dia e será mais provável em certos momentos do período da tarde. É típica da estação estival (a chamada trovoada de verão), e é mais provável nas regiões do interior.

O vento de Noroeste continuará a ser dominante e as temperaturas registarão variações distintas conforme as regiões. No Norte e no Centro espera-se uma pequena descida das máximas enquanto para o Algarve - em particular no Sotavento - se prevê um ligeiro aquecimento. Tanto assim é que o aviso amarelo por tempo quente já está ativo na região mais meridional do Continente para os primeiros dias de agosto.

O calor ganhará terreno em Portugal continental nos próximos dias

Apesar da quase generalizada descida da temperatura prevista para sexta-feira, 2 de agosto no nosso país (mais notória nas regiões do interior), haverá uma exceção: para o Algarve é expectável uma intensificação do calor. As próximas noites em boa parte do distrito de Faro - especialmente na metade oriental - serão tropicais. Isto também se perspetiva para algumas zonas da Beira Baixa e do interior Norte. Durante a noite a temperatura do ar será igual ou superior a 20 ºC, pelo que muita gente poderá ter dificuldades em adormecer.

Calor intenso
Domingo, 4 de agosto, afigura-se como o dia mais quente da segunda metade da semana. Alguns locais do Continente poderão registar 40 ou 41 ºC.

Atestando a informação meteorológica das últimas previsões lançadas pela Meteored, o IPMA acabou de emitir aviso amarelo de tempo quente para os primeiros dois dias de agosto no distrito de Faro devido ao risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima na região mais meridional do Continente. O aviso estará válido entre as 09:00 da manhã de quinta (1) e as 21:00 de sexta (2).

Se vai viajar ou trabalhar ao ar livre nos próximos dias, deve considerar a possibilidade de o aviso amarelo de tempo quente ser alargado a mais regiões e de poder prolongar-se pelo fim de semana.

Já nas regiões do litoral ocidental, totalmente expostas à influência do Atlântico, a nortada amenizará o calor, impedindo a escalada das temperaturas, ou até mesmo contribuindo para uma ligeira descida das mesmas.

Domingo com previsão de 40 ºC nalguns locais do interior

De sexta (2) para sábado (3) e de sábado (3) para domingo (4) ocorrerá uma gradual subida das temperaturas máximas. Em quase todo o território se vislumbra este cenário de intensificação do calor. Tendo isto em conta, é expectável então que domingo, dia 4, seja o mais quente da reta final da semana.

Porém, no sábado, 3 de agosto, as zonas mais próximas ao mar, situadas na chamada faixa costeira, não irão registar uma subida, mas antes uma descida ou então “tudo na mesma”, sem variações térmicas significativas. No sábado (3) uma grande parte da geografia do Continente registará temperaturas máximas entre 30 e 35 ºC, prevendo-se que as capitais de distrito mais frescas sejam Viana do Castelo (23 ºC) e Aveiro (24 ºC) e as mais quentes Castelo Branco (37 ºC) e Beja (36 ºC).

anomalia de calor
As anomalias térmicas serão positivas no próximo domingo, sendo pronunciadas nas regiões do litoral. Preveem-se valores de temperatura até 13 ºC superiores ao normal.

Para domingo (4), jornada em que se prevê mais calor, as temperaturas elevadas ganharão terreno no interior Centro e Sul (Beira Baixa, Alentejo e Oeste e Vale do Tejo). Para as principais cidades das regiões anteriormente mencionadas - Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Santarém - vislumbram-se máximas entre 37 e 39 ºC.

Alguns locais destas regiões podem mesmo vir a atingir ou ultrapassar o patamar dos 40 ºC, tais como Vila Velha de Ródão, Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Castro Verde, Moura, Campo Maior e Elvas.