Alfredo Graça fixa uma data para o regresso da estabilidade: até lá, mais chuva forte cairá nestas zonas de Portugal
Esta quinta-feira, dia 17, têm caído aguaceiros pós-frontais pela nossa geografia, principalmente nas Regiões Norte e Centro. Porém, muito em breve, as altas pressões vão assumir o ‘controlo’ da atmosfera, provocando uma mudança radical no estado do tempo em Portugal.
Esta quinta-feira, 17 de outubro, foi marcada, nas suas primeiras 12 horas, por períodos de chuva ou aguaceiros, geralmente fracos e dispersos, em vastas zonas das Regiões Norte e Centro de Portugal continental. A precipitação foi rara e muito escassa na Região Sul. De acordo com o modelo de confiança da Meteored, é expectável que a pluviosidade se dissipe totalmente da geografia do Continente ao final da tarde/início da noite de hoje.
Isto é o que se observa no vídeo acima, o que significa que as altas pressões vão assumir o controlo do estado do tempo no nosso país. Com este novo panorama meteorológico em perspetiva, o céu limpo ou pouco nublado ganhará terreno e o vento ficará mais fraco.
Além disto, merece destaque a efetiva descida da temperatura registada hoje, sobretudo nas regiões do interior e que converge com as previsões antecipadas pela Meteored nos últimos dias. O vento vai soprando fraco a moderado de oes-noroeste.
Na sexta-feira o tempo manter-se-á estável, mas com nuances
Sexta-feira, 18 de outubro, amanhecerá fria ou fresca devido aos remanescentes do ar polar que passará por Portugal continental, produzindo mínimas entre 5 e 9 ºC na madrugada deste dia em várias localidades de distritos do interior Norte e Centro, tais como Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda e ainda locais montanhosos do Norte e Centro (montanhas da Barreira de Condensação e serras da Cordilheira Central).
Entretanto, é expectável que se registe uma subida das temperaturas máximas na sexta (18), associada à mudança de quadrante do vento que passará a soprar maioritariamente de Oeste.
Amanhã - sexta-feira, dia 18 - o tempo apresentar-se-á geralmente estável, mas com alguns períodos de instabilidade meteorológica. Haverá muitas nuvens, sendo que, algumas delas provocarão chuva fraca ou chuviscos matinais no litoral Norte e Centro. À tarde a precipitação expandir-se-á para o interior Norte e Centro, sendo pouco provável nas regiões a sul do rio Tejo.
Tal como temos vindo a adiantar nas nossas últimas previsões, uma nova frente, associada aos ventos de Sudoeste, produzirá períodos de chuva moderada a partir do final da tarde e início da noite de sexta-feira (18) nos distritos do litoral Norte (Viana do Castelo, Braga e Porto).
Tempo mudará drasticamente este fim de semana, mas ainda haverá chuva forte nestas zonas
Este sábado (19) o tempo mostrará laivos de contraste em Portugal continental. Por um lado estarão as regiões do Norte e Centro, mais chuvosas e instáveis, destacando-se as zonas que se situam a oeste da Barreira de Condensação (o Noroeste) e onde se inserem os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores oeste de Vila Real e Viseu. De acordo com os mapas de referência da Meteored, a precipitação acumulada será mais volumosa nestes distritos.
Choverá noutros locais do Norte e do Centro a norte do Mondego, e também a sul deste rio. Por outro lado, porém, quanto mais para sul e para leste do rio Tejo, menos provável e menos frequente será a chuva, bem como a nebulosidade, que terá tendência a diminuir. Na Madeira, o céu estará parcialmente nublado, mas haverá possibilidade de aguaceiros na metade oeste e zonas montanhosas da Ilha.
As temperaturas máximas mais elevadas no sábado (19) são esperadas para Lisboa (24 ºC) e Santarém (22 ºC). O vento continuará a soprar de sudoeste, estando associado não só à ocorrência de precipitação como também à subida das temperaturas.
Para domingo (20) prevê-se nevoeiro matinal e precipitação fraca no Norte e alguns locais do Centro, sendo mais provável e frequente no Minho (Viana do Castelo e Braga) e Douro Litoral (Porto). O céu estará nublado ou muito nublado durante todo o dia nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mas, a partir do meio/final da tarde de domingo (20) as nuvens dissipar-se-ão gradualmente nas regiões a sul do referido sistema montanhoso, com o céu a apresentar-se pouco nublado.
Esta situação permitirá uma subida generalizada das temperaturas máximas. No próximo domingo, 20 de outubro, as zonas mais quentes do Continente serão os vales do Nordeste Transmontano (Bragança), o vale do Guadiana e outras áreas do interior do Baixo Alentejo (Beja) e ainda o Sotavento Algarvio (Faro).
Para todas estas zonas estão previstas temperaturas máximas de 24 ºC, não se excluindo a hipótese de que localmente sejam atingidos 25 ºC. O vento continuará a soprar maioritariamente de Sudoeste.