Agosto começa com onda de calor
O verão em Portugal tem tido dias cinzentos e relativamente frescos, contudo, ao longo desta semana parece que o estado de tempo vai alterar-se radicalmente. Espreite as previsões!
Por força de um calor extremo vindo do Norte de África, as temperaturas máximas vão ultrapassar os 30 ºC em todo o território continental. Apesar de os dias de hoje e amanhã serem preenchidos ainda com alguma nebulosidade, especialmente na Região Norte, e com as temperaturas semelhantes às que temos tido, é a partir de quarta-feira (1) que o calor começa realmente a intensificar-se.
A deslocação de uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África que deverá alcançar a Península Ibérica nos próximos dias provocará este súbito aumento de temperaturas. Fruto de uma depressão a oeste de Marrocos, que provoca a intensificação de uma corrente de leste, surgirá uma massa de ar quente e seco.
Quinta-feira, o dia mais quente
Hoje e amanhã prevê-se céu nublado e temperaturas máximas a rondar os 23 ºC no litoral da Região Norte, como no Porto, sendo que no interior continental (Bragança) o termómetro chegará aos 28 ºC. Para quinta-feira, no Porto, o dia mais quente, prevêem-se 34 ºC de máxima e céu limpo. Na sexta-feira os termómetros manterão as temperaturas altas (31 ºC). Também a Norte, mas no interior, em Bragança as temperaturas deverão chegar os 39 ºC neste dia.
Na capital Lisboa, a semana começa com 27 ºC de máxima e a temperatura subirá todos os dias – prevendo-se que atinja os 38 ºC na quinta-feira! No dia seguinte, deverá ocorrer uma ligeira descida da máxima. É mais a sul que se vão registar a temperaturas mais elevadas já que no Alentejo, logo desde quarta-feira, os termómetros atingirão os 40 ºC de máxima em alguns lugares, como em Cuba no distrito de Beja!
Mais a norte em Castelo Branco, na quinta e na sexta-feira o termómetro poderá chegar os 41 ºC de máxima, sendo que a sul, Portalegre e Évora poderão chegar aos 42 ºC. Já em Faro, no Algarve, onde as temperaturas têm rondado os 30 ºC, o calor atingirá o seu pico esta semana no dia de sexta-feira, com o termómetro a atingir os 32 ºC. Prevê-se céu limpo para sexta-feira em todo o território continental.
E nas Ilhas?
Nos Arquipélagos, esta massa de calor proveniente do Norte de África não exercerá influência, sendo que a previsão é de temperaturas mais amenas que no continente. Em Ponta Delgada, as temperaturas máximas não passarão dos 24 ºC, prevendo-se alguma precipitação de forma suave entre quarta e sexta-feira. No Funchal, o termómetro andará pelos 24 ºC até quarta-feira, sofrendo um aumento para os 25 ºC na quinta-feira e com previsão de céu limpo para sexta-feira.