Agitação marítima, vento e precipitação colocam 14 distritos sob aviso amarelo e laranja entre amanhã e sábado

Amanhã, sexta-feira, uma nova frente fria chega a Portugal continental resultando em chuva, por vezes forte, agitação marítima, vento e até possibilidade de neve. Saiba aqui as zonas afetadas.

Como temos vindo a avançar, uma nova frente fria chegará a Portugal continental já amanhã, sexta-feira (21), dando uma reviravolta no estado de tempo geralmente anticiclónico de ontem e hoje.

A partir das primeiras horas da tarde de sexta-feira a chuva será mais forte

Esta deverá entrar no território pelo noroeste, nas primeiras horas da manhã, mas rapidamente se irá estender ao longo da faixa litoral até à Península de Setúbal, apresentando períodos de chuva forte, a partir das primeiras horas da tarde. Com o passar das horas, esta deverá chegar ao Alentejo e Algarve, ainda que com menos intensidade. Todavia, a chuva poderá dissipar-se da região Sul ainda ao final do dia.

A reta final da semana será marcada pela chegada de uma frente fria que trará chuva, por vezes forte, agitação marítima, vento e possibilidade de queda de neve acima dos 1700 metros.

O IPMA já emitiu 14 avisos meteorológicos, dos quais 7 são laranja, devido à agitação marítima, onde são esperadas ondas de até 10 metros de altura máxima. Estes avisos são para Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo.

altura máxima da onda
Os distritos litorais do Norte e Centro estarão sob aviso laranja para agitação marítima entre as 12h de dia 21 até à meia-noite de 22.

Os avisos amarelos, para os distritos do Norte e Centro devem-se à precipitação e ao vento. As primeiras horas da tarde poderão ser as mais críticas em relação a estas duas variáveis, onde no caso do vento, as rajadas podem alcançar os 90 km/h especialmente no noroeste do país e nas terras altas da região Norte.

Depois da tempestade, vem a bonança

Ao final do dia de sexta, espera-se uma acalmia generalizada, contudo, ainda durante a madrugada de sábado, esperam-se aguaceiros pós-frontais também no noroeste do país que deverão alastrar-se para as regiões Norte e Centro e que poderão cair em forma de neve nas cotas acima dos 1700 metros de ambas as regiões, mas com mais probabilidade na Serra da Estrela.

Ainda assim, e depois desta instabilidade que marca o início do último fim de semana de fevereiro, espera-se que a partir das últimas horas da tarde de sábado a chuva se dissipe e dê lugar a um resto de fim de semana seco e com boas abertas, na maior parte do território, especialmente nas últimas horas da manhã e primeiras da tarde.