Adeus chuva: primeira onda de calor do verão está a caminho de Portugal

O tempo instável já praticamente se despediu de Portugal e eis que, agora, precisamente a coincidir com a nova estação, chegará a primeira onda de calor do verão de 2023. Consulte a previsão do tempo para os próximos dias!

onda de calor; Portugal; previsão do tempo
Dentro de poucos dias Portugal continental estará exposto a uma onda de calor que coincidirá, precisamente, com o arranque do verão astronómico de 2023.

Esta terça (20) tem sido caracterizada em geral por períodos nublados e alguns aguaceiros fracos no Norte e Centro de Portugal continental, especialmente nas regiões do Minho e Douro Litoral. A sul do rio Tejo o panorama meteorológico exibiu-se estável, com algumas nuvens altas. O vento vai soprando fraco a moderado de Oes-Noroeste. A temperatura máxima alcançou 28 ºC nas capitais distritais de Évora e Beja e a mínima rondou os 12/13 ºC ºC nas cidades de Bragança, Vila Real e Guarda.

A anomalia térmica revelou-se negativa numa parte significativa da geografia de Portugal continental, isto é, a temperatura diurna apresentou valores abaixo da média climatológica de referência em grande parte do país. As únicas exceções em termos territoriais foram o litoral atlântico, desde Viana do Castelo até Sagres, e a totalidade do distrito de Faro, onde se registou uma anomalia térmica positiva.

Para quarta, 21 de junho e primeiro dia do verão astronómico em 2023, não se prevê grandes alterações do ponto de vista meteorológico. A possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, pontualmente acompanhados por alguma atividade elétrica mantém-se, sobretudo no Norte e Centro de Portugal, mas não se descarta que possa ocorrer a sul do Tejo. Ainda assim, para amanhã (21 de junho) o estado do tempo será maioritariamente estável, com períodos nublados e abertas.

Realce-se para quarta-feira (21) a manutenção da anomalia térmica negativa que, ainda assim, tem as horas contadas. Isto porque, a partir de quinta (22), prevê-se o início de um episódio de temperaturas elevadas, bem acima da média e de longa duração, o que resultaria no fenómeno meteorológico sobejamente conhecido como onda de calor. Abaixo contamos aquilo que se prevê a partir desta quinta-feira (22)!

Onda de calor à vista em Portugal?

O primeiro episódio de temperaturas elevadas do verão de 2023 deverá arrancar logo após o solstício de verão, isto é, no segundo dia do verão astronómico - a próxima quinta-feira 22 de junho. De quinta-feira (22) em diante, prevê-se o estabelecimento de uma crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e a Região Autónoma da Madeira.

As altas pressões vão proporcionar uma circulação que irá sugar, em altitude, uma massa de ar procedente do Norte de África e favorecer um estado do tempo estável, seco e com calor intenso. Associada a esta circulação também deverá ocorrer o transporte de poeiras saarianas para o nosso país!

Para quinta (22) espera-se uma subida generalizada da temperatura, sobretudo dos valores diurnos, antecipando-se máximas a ultrapassar os 30 ºC numa significativa parte do território, em particular do Mondego para sul, até ao Algarve. A Norte deste rio os valores serão ligeiramente inferiores ao patamar dos 30 ºC, bem como em certos pontos da Área Metropolitana de Lisboa e do distrito de Faro. Nas regiões do interior fará bastante calor já esta quinta-feira (22), em particular no Alentejo Central e no Baixo Alentejo.

No entanto, é a partir de sexta (23) que se espera o primeiro dia verdadeiramente marcado pelo calor intenso. Para sexta (23), os termómetros deverão registar uma subida de 4 a 7 ºC da temperatura máxima, de norte a sul de Portugal continental.

A partir de sábado (24), o calor deverá intensificar-se, não só de dia, como também de noite. O ambiente tórrido será então sentido também de noite, quando estão previstas as chamadas noites tropicais, períodos noturnos nos quais a temperatura mínima atinge ou ultrapassa os 20 ºC. Este panorama de calor intenso noturno ocorrerá em várias regiões do Centro e Sul, desde a Beira Baixa, até Lisboa, Setúbal, Santarém, Alentejo e Algarve, destacando-se perante as outras a metade leste do Algarve (Sotavento Algarvio), região onde as mínimas poderão situar-se perto dos 25 ºC!

O vento soprará fraco a moderado de um modo geral, maioritariamente do quadrante norte. Pontualmente poderá soprar forte. O céu prevê-se pouco nublado ou limpo e, devido à época do ano em que estamos, espera-se que os índices de radiação UV exibam valores bastante elevados.

Como a tendência dos mapas meteorológicos sugere com um elevado grau de probabilidade a persistência de valores elevados de temperatura, desde o dia 23 e ao longo de pelo menos mais 6 dias, é muito provável que o IPMA emita avisos de tempo quente. Esta situação meteorológica longa e duradoura deverá dar origem à já mencionada onda de calor, a coincidir com a reta final do mês de junho.