Abril a acabar...e a chuva a voltar!
Prevê-se uma mudança do tempo para este fim de semana. Se até agora a semana tinha sido preenchida com sol “para dar e vender”, desde ontem o panorama começou a alterar-se. Espreite a previsão para os próximos dias!
Em toda a extensão continental viveram-se dias muito quentes polvilhados pelos raios brilhantes de um sol que fez lembrar o verão... A partir de hoje o cenário altera-se e até segunda-feira (30), teremos novamente verdadeiros dias invernais.
Esta semana foi marcada por temperaturas elevadas e por um sol maravilhoso... mas desde ontem, a nebulosidade tem avançado sobre território nacional. Prevê-se uma mudança radical no estado de tempo para os próximos dias
Hoje, a nebulosidade ameaçadora paira sobre todo o território nacional, em especial na Região Norte em cidades como Viana do Castelo. Nestes territórios, poderá já observar-se os primeiros chuviscos, anunciantes da precipitação e provável trovoada das próximas 72 horas...
Temperaturas no fim-de-semana
Além da descida radical de temperaturas generalizada a todo o território português, esta baixa de temperaturas vai continuar a manifestar-se durante mais alguns dias. Amanhã (28) e domingo (29) o frio será uma constante. Os termómetros apontam para mínimas de 1 ºC na Guarda e de 4 ºC em Viseu e para máximas de 14 ºC e 15 ºC em Braga e Aveiro, respetivamente. No distrito do Porto prevê-se que as temperaturas atinjam amanhã 13 ºC de máxima e 7 ºC de mínima, com descida da máxima no dia seguinte.
Na Região Centro, destaque para a capital de Portugal – Lisboa – que atingirá uns agradáveis 11 ºC de mínima e 15 ºC de máxima. Na parte central do território continental e caminhando em direção ao interior português, o distrito de Portalegre terá previsivelmente as temperaturas mais baixas, com 5 ºC de mínima e 13 ºC de máxima.
Em plena primavera, indecisa entre o sol quente e ar seco e entre um ar frio polvilhado pela precipitação de água, com trovoadas de lés a lés... A Região Sul realça-se por uma vez mais ter no seu seio as temperaturas mais elevadas de Portugal Continental, no Algarve. A capital algarvia, Faro, vai ter uma descida de 6 ºC da máxima entre hoje e amanhã, mantendo as temperaturas até domingo praticamente iguais (17 ºC Máxima e 10 ºC Mínima).
E a Chuva?
Chega hoje de forma residual ao nosso país, começando a precipitar de forma moderada durante as próximas 48 horas... Segunda feira ela ainda será uma realidade e as trovoadas estarão presentes em distritos como Viana do Castelo, Braga e Bragança.
Açores e Madeira
As temperaturas estarão relativamente semelhantes numa e noutra capital das Regiões Autónomas. Os territórios insulares – Ponta Delgada e Funchal – vão apresentar temperaturas que variam entre os 13 ºC e os 15 ºC de mínima e os 16 ºC e os 19 ºC de máxima. A chuva nas Ilhas será uma realidade já a partir de domingo...
Não se esqueça de usar guarda-chuva e mantenha-se atualizado com o modelo Europeu de previsão do tempo pois este fim-de-semana e até ao último dia de abril, chuva e trovoada vão reinar ruidosamente em céus portugueses!