A chuva será de "pouca dura". Este fim de semana ocorrerá uma mudança radical do tempo em Portugal

O estado do tempo em Portugal nos últimos dias tem sido pautado por alguma instabilidade. Mas o que estará reservado para o fim de semana? Virá o bom tempo para ficar? Fique a saber tudo, ao acompanhar a nossa previsão!

O estado do tempo no nosso país tem sido pautado por alguma instabilidade. A grande quantidade de chuva que caiu, principalmente nos distritos mais a Norte, já provocou bastantes estragos. As cheias e inundações voltaram a ser notícia por estes dias e espera-se que assim continue neste final de semana.

Este [domingo] dia poderá ser precursor de uma semana mais estável do ponto de vista do estado do tempo…

No que resta da semana, nomeadamente esta quinta e sexta-feira (9 e 10, respetivamente) a chuva vai continuar a afetar tanto o território continental, como o Arquipélago dos Açores, nomeadamente os grupos Central e Ocidental. Outra das preocupações para o que resta desta semana reside na forte agitação marítima que se verificará em toda a linha de costa de Portugal Continental.

Foram emitidos avisos amarelos que estarão em vigor nesta quinta-feira devido à previsão de ondas que podem ter entre 4 a 5 metros de altura. Mas o que esperar para o fim de semana? O mesmo padrão ou uma ligeira mudança?

Altura máxima da onda
A agitação marítima vai marcar o final da semana, nas zonas costeiras do território continental. Por exemplo, no litoral Oeste, entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Mondego, espera-se que a altura máxima das onda supere os 5 metros.

Ainda se prevê chuva para este sábado

Para o dia 11, sábado, é possível contar ainda com alguma chuva, sob a forma de aguaceiros, principalmente nos territórios a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A sul do Tejo haverá alguma nebulosidade, mas sem a ocorrência de chuva. As temperaturas terão um comportamento distinto: as máximas vão subir ligeiramente em relação ao dia de sexta, principalmente nas regiões do interior Norte e Sul. Já as mínimas vão registar uma ligeira descida, na mesma área geográfica.

Temperatura
As temperaturas máximas, no dia de sábado, segunda a previsão dos mapas da Meteored, serão bastante agradáveis tendo em conta que estamos em pleno inverno.

No território continental espera-se que as temperaturas mínimas possam variar entre os 4 ºC (Bragança) e os 14 ºC (Faro). Já para as máximas espera-se que variem entre os 14 ºC (Guarda) e os 20 ºC (Faro). O vento também será imagem de marca, já que no início do dia soprará fraco de Oeste aumentando de intensidade à medida que vai rodando para Norte.

Nos territórios insulares, a ocorrência de chuva vai continuar a marcar o estado do tempo, tal como aconteceu durante a semana, nos Açores, ao contrário da relativa estabilidade prevista para o Arquipélago da Madeira.

Neste território, as temperaturas mínimas poderão variar entre os 10 ºC (São Vicente) e os 18 ºC (Vila Baleira). Já as máximas deverão variar entre os 20ºC (Porto Moniz) e os 22 ºC (São Vicente). Para os Açores, as temperaturas também estarão enquadradas com a época: as mínimas a rondar os 17 ºC/18 ºC (Angra do Heroísmo) e as máximas a não fugirem muito dos 19 ºC/20 ºC (Ponta Delgada).

anomalia térmica
A partir de domingo, 12 de janeiro, o arrefecimento do tempo fará com que as temperaturas no período noturno finalmente baixem para valores tipicamente mais alinhados com o que é expectável no inverno.

Para domingo espera-se uma mudança drástica no estado do tempo

O dia de domingo (12) vai ser um dia diferente dos anteriores, pela primeira vez numa semana não está prevista chuva para o território continental. O mesmo não se poderá dizer para o Arquipélago dos Açores, onde são esperados aguaceiros para as 9 ilhas. As temperaturas mínimas poderão sofrer uma ligeira descida, sendo que poderão variar entre os 15 ºC (Santa Cruz das Flores) e os 17 ºC (Ribeira Grande). Para as máximas também está prevista uma ligeira descida, podendo oscilar entre os 18 ºC e os 19 ºC.

Precipitação acumulada
Até ao final de domingo, dia 12, espera-se uma acumulação significativa de precipitação com especial destaque para as ilhas do Grupo Central dos Açores. No Pico poderão ser superados os 160 mm de precipitação acumulada.

para o Arquipélago da Madeira, está prevista a manutenção da estabilidade, apenas com o registo de alguma nebulosidade que pode ser persistente na costa Sul da ilha da Madeira. As temperaturas mínimas poderão subir um pouco em relação a sábado, oscilando entre os 13 ºC (São Vicente) e os 18 ºC (Vila Baleira). Já as máximas vão manter-se entre os 19 ºC (Calheta) e os 22 ºC (São Vicente).

Para o Continente, haverá períodos de céu muito nublado, principalmente da parte da manhã no litoral a Norte do Cabo da Roca. O vento vai soprar fraco durante o dia, mas aumentará de intensidade à medida que o dia se aproximar do fim. Com a ausência de precipitação as temperaturas também irão baixar, com especial destaque para as mínimas no interior Centro e para o Nordeste Transmontano, que voltarão a estar próximas dos 0 ºC.

A amplitude térmica é a diferença numérica entre os valores máximos e mínimos de temperatura observada num determinado local durante um período de tempo (ex: durante um dia, um mês ou um ano).

As cidades de Bragança e Guarda serão as mais frias, com 1 ºC e 2 ºC de mínima, respetivamente. É em Lisboa e no Algarve que as mínimas serão mais elevadas, podendo chegar aos 12 ºC. Já as temperaturas máximas serão bem mais simpáticas, podendo oscilar entre os 10 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Faro), refletindo uma amplitude térmica diurna significativa. Este dia poderá ser precursor de uma semana mais estável do ponto de vista do estado do tempo… Não deixe de acompanhar a nossa previsão!