Meridiano de Greenwich: Descubra o que visitamos em Londres!
A equipa portuguesa da redação do Tempo para 14 dias esteve em Londres e visitou o Royal Observatory of Greenwich. Lá há um museu que revela a evolução da medição do tempo e ajuda a compreender o que representa a linha imaginária do Meridiano de Greenwich!
Como é sabido, a linha imaginária do Meridiano de Greenwich, traçada em Londres pelo Royal Observatory of Greenwich, é a mesma linha imaginária que passa em Portugal.
Olhando para um globo ou para um planisfério ou para uma qualquer carta alusiva ao nosso Planeta, seus Continentes e Mares podemos, de facto, observar isso. O Reino Unido e a Irlanda são dos poucos países da União Europeia que tem o mesmo fuso horário do nosso país. Mas, deverá estar a questionar-se o leitor, porque é que estes países e Portugal, estando a latitudes e longitudes diferentes, e distando bastantes quilómetros entre si aportam o mesmo horário, quer de verão quer de inverno?
Durante 365 dias temos o mesmo horário dos britânicos e mudamos a hora exatamente como eles. Em Cartografia dá-se o nome de UTC – Universal Time Coordinated ou em português Tempo Universal Coordenado.
O que é o Royal Observatory of Greenwich?
O Royal Observatory of Greenwich apresenta um leque fascinante de atividades, simbolismos e sítios a visitar que respiram História e Geografia. Neste lugar, há um pequeno museu que revela a evolução da medição do tempo e mostra como foi sendo feito o aperfeiçoamento do cálculo de latitudes e longitudes.
Os fusos horários
A Terra possui 360° e o dia divide-se em 24 horas. Se dividirmos 360° por 24 horas, totalizamos 15°, o que corresponde a 60 minutos, isto é, 1 hora. O movimento de rotação é o responsável pelos “dias” e pelas “noites”. Assim, o Homem concebeu horários distintos no Mundo, criando como referência um sistema de fusos horários.
Existem 24 fusos no Mundo inteiro e cada um desses fusos corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desta forma, cada fuso localiza-se entre dois meridianos. Toda a porção terrestre enquadrada neste “espaço”, entre um e outro meridiano consecutivo, apresenta o mesmo horário.
Contudo, convém relembrar que por discordâncias e problemas vários, antes deste sistema universal ser implementado, discutiu-se em 1884 nos Estados Unidos, numa conferência de astrónomos o padrão de horários em todos os ‘pontos’ do planeta.
O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano, aquele que serve de referência para a Terra, já que foi e é o ponto referencial da implementação dos fusos horários. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido este, isto é, para Oriente, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, para Ocidente, atrasa-se uma hora.
Portugal, Arquipélagos e Reino Unido
Em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, e Reino Unido, o fuso horário (UTC) é o mesmo porque... o fuso horário UTC±00:00, também chamado de Fuso GMT (Greenwich Meantime) e de WET (Western European Time) é o fuso horário criado com base no Meridiano de Greenwich. O fuso UTC±00:00 serve de referência para o Tempo Universal Coordenado (UTC), a partir do qual são calculados todos os demais fusos horários do planeta.
Dentro da União Europeia, os países que se baseiam no GMT são o nosso país, o Reino Unido e a República da Irlanda. Os Açores por geograficamente se situarem numa longitude abrangida por outro meridiano, regem-se pelo fuso horário UTC-1.
Se tiver oportunidade de ir a Londres, não deixe de visitar Greenwich Park e o seu Royal Observatory!