Conheça os ventos dos mares do sul!
Antigamente, os navegadores tiravam proveito dos ventos dos mares do sul para que os navios ganhassem rapidez em alto mar, vantajoso para as rotas comerciais. Atualmente, donos de iates fazem uso deles em viagens e competições à volta do mundo. Descubra como!
Os ventos dos mares do sul, conhecidos como os Quarenta Rugidores e os Cinquenta Furiosos, são ventos de oeste que dantes eram usados pelos antigos navegadores para que os seus navios ganhassem vantagem nas rotas comerciais. A atribuição destas designações deve-se à força com que os ventos sopram, geralmente entre os 40 e os 50 graus de latitude. Ventos em latitudes mais a sul, denominados de Screaming Sixties, provavelmente devido à perigosidade que constituíam, não eram usados pelos navegadores.
No hemisfério sul os ventos de oeste sopram predominantemente a partir de noroeste, em direção ao equador. Os ventos de oeste são especialmente fortes no hemisfério sul, porque a menor quantidade de massa continental implica uma melhor circulação do ar, isto é, o fluxo do ar amplifica-se.
Os ventos mais fortes nas latitudes intermédias enquadram-se nas proximidades da faixa conhecida como Quarenta Rugidores, entre os 40 e 50 graus de latitude a sul do equador. As fortes correntes de ar do oeste para o leste são originadas pela mistura de ar deslocado do Equador em direção ao Polo Sul, a rotação da Terra bem como pela escassez de massa continental como forma de quebra-ventos.
A importância dos ventos do oeste
Os ventos do oeste adquirem um papel importante pois transportam os ventos e águas quentes equatoriais para as costas ocidentais dos continentes e também na direção das regiões polares. Devido aos ventos persistentes de oeste, nas fronteiras polares das altas pressões subtropicais do Atlântico e do Pacífico, as correntes oceânicas são conduzidas de forma semelhante em ambos os hemisférios. No entanto, devido à diferença de força entre os ventos de oeste nos dois hemisférios, as correntes oceânicas do hemisfério norte são mais fracas do que as do hemisfério sul.
Os Quarenta Rugidores e os Cinquenta Furiosos mostraram ser uma grande ajuda para os navios que navegavam na Rota Brouwer da Europa para as Índias Orientais ou Australásia (Ásia do Sul) durante a Era da Vela. Na contemporaneidade, estes ventos são usados pelos donos de iates nas suas viagens e competições à volta do mundo. Os limites dos Quarenta Rugidores não são consistentes e mudam para o norte ou para o sul, dependendo da estação. Em condições similares, mas sendo ventos ainda mais fortes originados em latitudes mais a sul, estão os Cinquenta Furiosos e os Screaming Sixties.
Tendo como referência os Screaming Sixties, devemos saber que o paralelo 60 ao sul é um círculo de latitude que está a 60 graus a sul do plano equatorial da Terra. Nenhuma terra é abrangida pelo paralelo - ele só atravessa massa de água oceânica. O paralelo marca o limite norte do Oceano Antártico e do sistema de Tratado da Antártida. As latitudes a sul deste paralelo são frequentemente referidas como os Screaming Sixties devido aos ventos predominantes de alta velocidade e de oeste que podem gerar ondas enormes, superiores a 15 m e velocidades máximas de vento, superiores a 145 km/h.