Um novo estudo revelou que o que produz o “cheiro de praia” pode ajudar a arrefecer o clima do planeta... o que é?

Um novo estudo identificou produtores potencialmente abundantes de sulfureto de dimetilo, que poderá ajudar a arrefecer a Terra através da formação de nuvens.

cheiro a praia
Os seres humanos são muito sensíveis ao sulfureto de dimetilo e apercebem-se do seu odor, mesmo que este esteja muito pouco presente.

O cheiro característico da praia é provavelmente um dos cheiros mais relaxantes que podemos sentir na nossa vida. Sinónimo de férias ou, pelo menos, de uma desconexão momentânea da rotina para a maioria das pessoas, esta combinação única caracteriza-se pelo cheiro provocado pelo dimetilsulfureto (DMS), um composto químico presente na água do mar, gerado por algumas bactérias que se alimentam de fitoplâncton. Este, por sua vez, é responsável pela produção do precursor do dimetilsulfureto, o dimetilsulfoniopropionato (DMSP).

Quando as bactérias se alimentam das algas unicelulares ricas neste composto químico, decompõem-no em sulfureto de dimetilo gasoso. Este é um composto altamente volátil que passa rapidamente para a atmosfera e, consequentemente, para as nossas narinas.

Os seres humanos são muito sensíveis ao sulfureto de dimetilo e apercebem-se do seu odor mesmo que haja muito pouca quantidade deste produto químico no ambiente.

A conclusão de um novo estudo sobre o dimetilsulfoniumpropionato

Agora, um estudo da Universidade de East Anglia (UEA) e da Universidade dos Oceanos da China (OUC), publicado na Nature Microbiology, identificou as algas Pelagophyceae como produtores potencialmente abundantes e importantes de DMSP, ajudando a arrefecer o clima da Terra.

algas Pelagophyceae
Fundo marinho com algas Pelagophyceae.

O coautor do estudo, Professor Jonathan Todd, membro da Escola de Ciências Biológicas da UEA, afirmou: “As Pelagophyceae contam-se entre as algas mais abundantes da Terra, mas até agora não se sabia que eram importantes produtores de DMSP. Esta descoberta é empolgante porque o DMSP é um composto anti-stress abundante, uma fonte de alimento para outros microrganismos e uma fonte importante de gases que arrefecem o clima."

O estudante de doutoramento da OUC/UEA e primeiro autor, Dr. Jinyan Wang, afirmou: “Compreender o papel das Pelagophyceae na produção de DMSP significa que temos de repensar a quantidade deste composto que está a ser produzida e a forma como afeta o nosso clima."

A formação de nuvens ajuda a arrefecer a Terra

Todos os anos, milhares de milhões de toneladas de DMSP são produzidas nos oceanos da Terra por microrganismos marinhos, ajudando-os a sobreviver, protegendo-os contra várias ameaças, como alterações na salinidade, frio, alta pressão e stress oxidativo.

Este estudo sugere que a produção de DMSP e, consequentemente, a libertação de DMS, é provavelmente mais elevada do que o previsto anteriormente e sublinha o papel fundamental dos micróbios na regulação do clima global. O DMS também atua como uma molécula de sinalização, guiando os organismos marinhos até ao seu alimento e dissuadindo os predadores.

Quando o DMS é libertado para a atmosfera, os seus produtos de oxidação ajudam a formar nuvens que refletem a luz solar para longe da Terra, arrefecendo assim o planeta. Este processo natural é essencial para regular o clima da Terra e é também extremamente importante para o ciclo global do enxofre, uma vez que representa a principal via pela qual o enxofre dos oceanos regressa à terra.

O coautor principal, o Professor Xiao-Hua Zhang, da Escola de Ciências da Vida Marinha da OUC, acrescentou: “Ao identificar as enzimas envolvidas na produção de DMSP, os cientistas podem compreender melhor e prever o comportamento destas algas formadoras de marés castanhas, que perturbam o ecossistema, e o seu impacto nas alterações climáticas globais. Este estudo também levantou questões sobre outras versões não identificadas das enzimas necessárias para produzir DMSP, ou vias inteiramente diferentes para produzir DMSP que são atualmente desconhecidas.

Os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar as algas Pelagophyceae no seu ambiente natural, bem como estudos mais pormenorizados de outros organismos marinhos.

Wang, J., Curson, A.R.J., Zhou, S. et al. Alternative dimethylsulfoniopropionate biosynthesis enzymes in diverse and abundant microorganisms. Nature Microbiology (2024).