Um novo estudo revela a atividade humana moderna inicial numa gruta do sudeste asiático

Um novo estudo conduzido por uma equipa internacional de investigadores revela a atividade dos primeiros Homo sapiens no Laos utilizando a microestratigrafia.

arqueólogos
Arqueólogos a escavar na gruta de Tam Pà Ling, Laos. Crédito: Vito Hernandez, Universidade de Flinders

Uma equipa internacional da Universidade de Flinders e os seus colegas estudaram camadas microscópicas de sedimentos da gruta de Tam Pà Ling, situada no nordeste do Laos, que forneceram novas provas da presença dos primeiros Homo sapiens no Sudeste Asiático continental.

14 anos de estudo

O local tem sido estudado nos últimos 14 anos por uma equipa internacional de arqueólogos e produziu algumas das mais antigas provas fósseis dos nossos antepassados diretos no Sudeste Asiático. O estudo foi liderado pelo candidato a doutoramento Vito Hernandez e pelo Professor Associado Mike Morley da Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, e forneceu provas que permitem reconstruir as condições do solo dentro da gruta entre 52 000 e 10 000 anos atrás.

“Utilizando uma técnica conhecida como microestratigrafia no Laboratório de Microarqueologia de Flinders, conseguimos reconstruir as condições da gruta no passado e identificar vestígios de atividades humanas em Tam Pà Ling e nas suas imediações”, disse Hernandez. “Isto também nos ajudou a determinar as circunstâncias exatas em que alguns dos primeiros fósseis humanos modernos encontrados no Sudeste Asiático foram depositados nas profundezas da caverna".

arqueólogo
Escavação em Tam Pà Ling. Crédito: Vito Hernandez, Universidade de Flinders

A microestratigrafia permite aos investigadores estudar os sedimentos em grande detalhe, de modo a poderem determinar os ambientes passados, bem como a atividade humana e animal que poderia ter passado despercebida durante as escavações devido ao seu tamanho diminuto. Os fósseis humanos descobertos teriam sido depositados há cerca de 86.000-30.000 anos, mas uma análise detalhada dos sedimentos não tinha sido concluída até agora.

Clima flutuante

As descobertas foram publicadas na revista Quaternary Science Reviews e descrevem as condições no interior da gruta. As condições teriam flutuado drasticamente, começando com um clima temperado com frequentes condições de solo húmido e depois tornando-se seco.

“Esta mudança de ambiente influenciou a topografia do interior da gruta e terá tido impacto na forma como os sedimentos, incluindo os fósseis humanos, foram depositados na gruta”, disse o Professor Associado Morley. “A forma como os primeiros Homo sapiens foram enterrados nas profundezas da gruta tem sido debatida há muito tempo, mas a nossa análise de sedimentos indica que os fósseis foram arrastados para a gruta como sedimentos soltos e detritos acumulados ao longo do tempo, provavelmente transportados pela água das encostas circundantes durante períodos de chuva intensa.”

Os cientistas também encontraram micro vestígios de carvão e cinzas nos sedimentos da gruta, o que indica que podem ter ocorrido incêndios florestais na região durante períodos mais secos, ou que os humanos que visitaram a gruta podem ter usado fogo na gruta ou perto da entrada.

“Esta investigação permitiu à nossa equipa desenvolver conhecimentos sem precedentes sobre a dinâmica dos nossos antepassados à medida que se dispersavam pelas coberturas florestais em constante mudança do Sudeste Asiático e durante períodos de instabilidade climática regional variável”, afirmou o Professor Assistente Fabrice Demeter, um paleoantropólogo da Universidade de Copenhaga, que lidera a equipa de investigadores internacionais que estuda Tam Pàn Ling desde 2009.


Referência da notícia:

Hernandez, V.C., Morley, M.W., Bacon, A.-M. ., Duringer, P., Westaway, K.E., Joannes-Boyau, R., Ponche, J.-L. ., Zanolli, C., Sichanthongtip, P., Boualaphane, S., Luangkhoth, T., Hublin, J.-J. . and Demeter, F. (2024). Late Pleistocene–Holocene (52–10 ka) microstratigraphy, fossil taphonomy and depositional environments from Tam Pà Ling cave (northeastern Laos). Quaternary Science Reviews