Um novo estudo publicado na revista Nature afirma que os anéis de Saturno poderão ter a mesma idade que o planeta
Em vez de terem apenas 400 milhões de anos, como se pensava, os anéis gelados e cintilantes podem ter cerca de 4,5 mil milhões de anos, tal como Saturno, segundo um novo estudo.
Isto pode soar estranho, mas esta equipa de cientistas supõe que os anéis de Saturno podem ser imaculados não por serem jovens, mas por serem resistentes à sujidade.
Afinal, qual é a idade dos anéis de Saturno?
Há muito que se pensa que os anéis de Saturno têm entre 100 milhões e 400 milhões de anos, com base em mais de uma década de observações da nave espacial Cassini da NASA antes da sua extinção em 2017, e ainda de acordo com a hipótese de que o bombardeamento de micrometeoróides - partículas de rocha espacial mais pequenas do que um grão de areia - não gelados atua para escurecer os anéis ao longo do tempo.
Afirmam os autores do estudo.
Contudo, as imagens da Cassini não mostraram qualquer evidência de escurecimento dos anéis por impacto destes micrometeoróides levando os cientistas a concluir que os anéis se formaram muito depois do planeta.
Através de modelos computorizados, Ryuki Hyodo, do Instituto de Ciências de Tóquio, e a sua equipa demonstraram que os micrometeoróides se vaporizam depois de embaterem nos anéis, deixando poucos ou nenhuns resíduos escuros e sujos.
Esta descoberta faz com que a teoria que os cientistas tinham acerca da idade dos anéis caia por terra
Os investigadores descobriram que as partículas carregadas resultantes são absorvidas para Saturno ou para o espaço, mantendo os anéis imaculados e desafiando a teoria dos anéis bebés. Estes resultados foram publicados na revista Nature Geoscience.
Desta forma, Hyodo, que também é o principal autor deste estudo, disse que é possível que os anéis de Saturno estejam algures entre as duas idades extremas - mais ou menos, com 2,25 mil milhões de anos.
O sistema solar era muito mais caótico durante os seus anos de formação, com grandes objetos de tipo planetário a migrar e a interagir por todo o lado, exatamente o tipo de cenário que seria propício à produção dos anéis de Saturno. Assim, “tendo em conta a história evolutiva do sistema solar, é mais provável que os anéis se tenham formado mais perto” dos primeiros tempos de Saturno, conclui Hyodo.
Referência da notícia
Hyodo, R., Genda, H. & Madeira, G. Pollution resistance of Saturn’s ring particles during micrometeoroid impact. Nature Geoscience (2024).