Terão as pessoas que vivem perto de espaços verdes menos probabilidades de sofrer de problemas de saúde mental?
Cientista e psicólogo clínico afirma existirem benefícios psicológicos surpreendentes e duradouros quando estamos perto da natureza. Saiba mais aqui!
De acordo com Andrea Mechelli, psicólogo clínico, neurocientista, e professor de intervenção precoce em saúde mental no King's College de Londres, tem vindo a analisar de que forma os aspetos do ambiente urbano afetam o bem-estar mental a nível mundial e os seus resultados são surpreendentes.
Os resultados sugerem que a natureza, tal como características como a diversidade natural e o canto dos pássaros, podem melhorar a nossa saúde mental.
São vários os estudos que mostram que as pessoas que vivem perto de parques, canais, rios ou outro qualquer espaço verde, têm menos probabilidade de sofrer de problemas de saúde mental.
Mas quais são os aspetos específicos do ambiente natural que são benéficos?
Pois bem, num artigo publicado no The Guardian, o psicólogo explica como pode a natureza desempenhar um papel importante na nossa saúde mental.
A verdade é que, segundo Mechelli, não é necessário um grande parque para garantir que as pessoas possam beneficiar da natureza. Assim, mesmo num ambiente urbano denso, é possível ter acesso a árvores e ouvir o canto dos pássaros.
O autor afirma que quando as pessoas podem ver árvores, há um aumento do seu bem-estar mental, e esse efeito dura pelo menos 8 horas.
O que pode fazer alguém que vive num pequeno apartamento ou casa urbana?
Até mesmo ter um pequeno jardim num terraço, ou não pavimentar o jardim, mas deixar que as flores e a biodiversidade se desenvolvam nesse espaço é importante quer para o nosso bem estar, quer para o desenvolvimento da biodiversidade. Pois ao apoiarmos o nosso ambiente e ao lidarmos com as alterações climáticas, estamos também a apoiar a nossa própria saúde, então tudo fica a ganhar.
O mesmo se passa em diferentes países e culturas, pois os encontros com a natureza conduzem a um aumento do bem-estar mental que dura várias horas. Estes benefícios são evidentes mesmo quando as pessoas têm encontros acidentais com a natureza durante a sua vida quotidiana. Por exemplo, ouvir o canto dos pássaros no caminho para o trabalho.
Como é que a natureza tem este efeito benéfico no nosso espírito?
A natureza ajuda a melhorar a concentração e a reduzir a fadiga mental. Isto significa que a memória e a capacidade de atenção das pessoas melhoram.
Existem também evidências de que, quando as pessoas têm acesso a uma natureza de alta qualidade, tendem a fazer exercício e a socializar mais na natureza, o que leva à libertação de endorfinas e de outras hormonas que melhoram o humor, que são boas para a saúde mental.
Inclusive existem estudos que provam que a natureza pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Além disso, os níveis de hormonas indutoras de stress, como o cortisol, a adrenalina e a norepinefrina, diminuem.
Referência da notícia:
Hammoud, R., Tognin, S., Smythe, M. et al. Smartphone-based ecological momentary assessment reveals an incremental association between natural diversity and mental wellbeing. Scientific Reports (2024).