Tempestade Ciarán reduz ponto de ebulição da água no Reino Unido, afetando o sabor do chá para milhões de pessoas

A tempestade Ciarán, que atingiu o Reino Unido no dia 2 de novembro de 2023, provocou uma redução no ponto de ebulição da água em 2 ºC. A baixa pressão atmosférica chegou a 953,6 hPa em St Catherine's na Ilha de Wight.

Ciarán - efeito chá
Tempestade Ciarán, que afetou o sul do Reino Unido, causa efeito inesperado. Ora, a redução do ponto de ebulição pode ter afetado o sabor do chá do pequeno-almoço do dia 2 de novembro de 2023.

No dia 2 de novembro de 2023, a tempestade Ciarán afetou o sul do Reino Unido, trazendo consigo uma pressão atmosférica anormalmente baixa. Ciarán seguiu ao longo do Canal da Mancha, movendo-se para o norte e interior da Ilha de Wight, passando pelo sudeste do Reino Unido até o Mar do Norte. A baixa pressão registada teve um efeito inesperado: reduziu o ponto de ebulição da água na região, o que pode ter afetado o sabor do chá matinal para milhões de pessoas.

Tempestade matinal com sabor amargo? Análise dos dados revela impacte no sabor do chá

Num estudo recente, publicado na revista Weather, da Royal Meteorological Society, foram agora analisados os valores de pressão atmosférica durante a tempestade Ciarán derivados da reanálise ERA5 e a comparação com os dados do Observatório da Universidade de Reading e com uma rede independente de medições com sensores Vaisala.

tempestade Ciarán
Imagem de satélite do Copernicus - Sentinel 3 da tempestade Ciarán, uma das mais poderosas a atingir a Europa.

Sabe-se que o momento do mínimo de pressão Ciarán foi logo após o amanhecer no sudeste populoso do Reino Unido, o que implicou uma redução do ponto de ebulição durante o pequeno-almoço.

De facto, a tempestade Ciarán atingiu o Reino Unido durante a madrugada do dia 2 de novembro, quando muitas pessoas preparavam o pequeno-almoço. A baixa pressão atmosférica, que chegou a 953,6 hPa em St Catherine's Point na Ilha de Wight, reduziu o ponto de ebulição da água em 2 °C.

Embora esta mudança possa parecer, à primeira vista, pequena, pode ter um impacte significativo no sabor do chá. Como se sabe o chá é uma bebida muito sensível à temperatura da água, e a temperatura ideal para a infusão varia de acordo com o tipo de chá. Por exemplo, o chá branco deve ser feito com água a 98 °C, enquanto o chá preto deve ser feito com a água a 98–100 °C.

Com o ponto de ebulição da água reduzido em 2 °C, é provável que muitos chás no Reino Unido tenham sido feitos com água abaixo da temperatura ideal. Tal pode ter resultado num chá mais fraco e menos saboroso.

Tempestade pode ter afetado humor e bem-estar

Embora seja improvável que esta mudança tenha sido notada pela maioria das pessoas, é um exemplo interessante de como os fenómenos meteorológicos podem ter um impacte inesperado nas nossas vidas quotidianas.

Além do impacto no sabor do chá, a baixa pressão atmosférica também pode ter causado outros efeitos, como o aumento da produção da eletricidade. Apesar desta análise ter sido realizada pelos autores do estudo da Universidade de Reading, não foi encontrada qualquer relação de causa-efeito. Por outro lado, refere-se na literatura científica a possibilidade de existir mudanças nos comportamentos individuais associados à baixa pressão atmosférica, como fadiga e dores de cabeça.

Independentemente do que se verificou nessa data, a tempestade Ciarán demonstra que as condições meteorológicas e fenómenos extremos podem ter um impacte significativo nas nossas vidas.


Referência da notícia:

Harrison, G., Bennett, A., Miller, C., & Bullock, D. (2024), Storm Ciarán's effect on the boiling point of water in the southeast of the United Kingdom. Weather. https://doi.org/10.1002/wea.4611