Significados da língua: como é uma língua saudável e que sinais podem indicar problemas de saúde
A língua faz tanto por nós que merece um pouco de atenção para detetar quaisquer alterações na sua cor ou textura que possam indicar condições mais sérias de saúde.
A língua pode revelar muito sobre o estado de saúde do seu dono. Este pequeno órgão, composto por oito músculos, além de nos permitir falar, comer e saborear, pode conter sinais de condições de saúde mais profundas do nosso corpo.
Uma língua saudável costuma ter uma cor rosada, mais fraca ou mais intensa dependendo de cada pessoa. Deve ser flexível, móvel e livre de dor, inflamação ou lesões.
Sinais de alerta: quando prestar atenção às mudanças na língua
Qualquer alteração na aparência da língua pode ser sinal de algum problema de saúde, tanto na própria língua, na boca ou em outra parte do corpo. Portanto, não custa nada ficar na frente do espelho por alguns segundos e observá-la detalhadamente.
Se aparecerem alterações na cor, preste atenção. Se a higiene oral for interrompida por várias horas ou dias, pode aparecer uma capa branca na língua. Restos de alimentos e micróbios geram uma película fina que é removida com a escovação e geralmente não indica grandes problemas.
Mas se aparecerem manchas brancas cremosas e persistentes, pode ser candidíase oral, a acumulação do fungo Candida albicans. É um microrganismo normal na boca, que às vezes pode proliferar excessivamente e causar estes sintomas, especialmente em pessoas que têm o sistema imunológico suprimido ou que tomam certos medicamentos.
Uma língua muito vermelha e dolorida pode ser um sinal de várias condições. Entre as causas mais comuns estão deficiências nutricionais, como falta de ácido fólico ou vitamina B12, além de doenças como anemia perniciosa, doença de Kawasaki e escarlatina.
Língua pilosa negra é uma condição que faz com que a língua pareça escura e peluda. Geralmente é causada pela acumulação de células mortas da pele nas pequenas saliências arredondadas na superfície da língua.
Isto acontece quando restos de alimentos, bactérias e células mortas se acumulam nas papilas filiformes. Normalmente, estas papilas deveriam cair naturalmente, mas se isso não acontecer, podem crescer consideravelmente. Embora geralmente não cause dor, pode aparecer acompanhada de outros sintomas, como queimação, mau hálito e alterações no paladar.
As principais causas incluem má higiene bucal e uma dieta fraca de nutrientes. O consumo de café, tabaco e álcool, além de alguns medicamentos favorecem o seu aparecimento.
Mudanças de textura
Também deve prestar atenção às alterações na textura, que podem estar associadas a problemas mais sérios. Uma língua rachada pode indicar desidratação, deficiências nutricionais ou síndrome de boca seca.
Pelo contrário, uma língua muito lisa e brilhante pode ser sinal de anemia ou doenças autoimunes. Os caroços ou lesões podem ser causados por candidíase, herpes oral ou cancro.
Mudanças na perceção dos sabores também podem ser um sinal para prestar atenção. O gosto metálico na língua pode estar relacionado ao consumo de medicamentos, mas também a infeções ou problemas de sinusite. O sabor amargo geralmente está associado a problemas de fígado ou vias biliares.
Por último, a boca seca, ou xerostomia, pode causar dor na língua. Muitos medicamentos, incluindo antidepressivos, antipsicóticos, relaxantes musculares, analgésicos, anti-histamínicos e diuréticos, podem causar esta condição. A falta de humidade na boca não só causa desconforto, mas pode intensificar a sensação de queimação ou dor.
Língua saudável num corpo saudável
A língua – assim como outras partes do corpo – também requer atenção, cuidado e manutenção. As dicas mais básicas para ter uma língua saudável são:
Ter uma boa higiene bucal; escovar a língua leva apenas alguns segundos; recomenda-se fazer isso suavemente, com a escova mesmo, do fundo para a frente; existem também raspadores de língua, pequenos instrumentos curvos feitos de metal ou plástico e que podem ser usados sozinhos ou acompanhados de escova de dente.
Hidratação e alimentação saudável; Beba bastante água e faça uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e proteínas.
Evite alimentos irritantes, como alimentos ácidos, picantes ou muito quentes.
Caso apareçam alterações persistentes na língua, como dor, vermelhidão, inchaço ou lesões, é importante consultar um médico, neste caso um dentista, para que ele possa realizar os exames e fazer um diagnóstico correto.