Saiba quais são os melhores alimentos que pode consumir antes de ir dormir
Os designados "snacks noturnos" não têm a melhor das reputações, no entanto quando a fome aperta mesmo antes de dormir pode consumir alguns alimentos saudáveis que o vão deixar saciado para uma noite bem mais tranquila. Venha descobrir quais são!
Ir dormir de barriga vazia pode não ser positivo, principalmente se tem por hábito jantar muito cedo e não fazer uma pequena ceia antes de dormir.
Ao fazer um jejum noturno muito prolongado está a obrigar o seu corpo a degradar mais “músculo” durante o sono e a absorver mais o que come de manhã. Por outro lado o sono será menos profundo e reparador.
No entanto, se está num daqueles dias em que acaba de jantar e só pensa no que haverá dentro do frigorífico, pronto a "atacar" saiba que existem opções saudáveis, segundo vários nutricionistas, e bem saborosas para petiscar.
O que posso comer na ceia?
A ceia é uma espécie de lanche, mas neste caso um lanche que se faz à noite antes de se ir deitar. Esta pequena refeição deve ser feita pelo menos 3 horas depois de jantar e também não deve ser feita imediatamente antes de ir dormir.
A hora de ceia é, por norma tardia, sendo por isso fundamental que esta seja uma refeição leve e de fácil digestão. O ideal é fazer opções simples e de absorção lenta.
Segundo o The Science Times, prefira sempre alimentos com alguma quantidade de proteína, pouca quantidade de açúcar e poucos hidratos de carbono. Caso seja um alimento com mais hidratos de carbono, escolha os que são de absorção lenta.
Frutos secos como as amêndoas e as nozes
As amêndoas são uma excelente opção para promover um sono melhor devido ao seu elevado teor de magnésio. O magnésio desempenha um papel crucial para acalmar o sistema nervoso e regular os padrões de sono. Uma mão cheia de amêndoas antes de dormir pode ajudá-lo a relaxar e a preparar o seu corpo para o descanso.
Além disso, as amêndoas são ricas em melatonina, uma hormona que ajuda a sinalizar ao seu corpo que está na hora de dormir, o que as torna um excelente remédio natural para as insónias.
As nozes para além da melatonina, são ricas em ácidos gordos ómega 3, que apoiam a saúde do cérebro e reduzem o stress, ambos importantes para uma boa noite de sono.
Queijo fresco
O queijo cottage é outro alimento rico em proteínas, contém caseína, uma proteína de digestão lenta que ajuda a reparar e a construir músculos durante a noite.
Contém também triptofano, que é convertido em serotonina e melatonina, ajudando no relaxamento e no início do sono.
Frutas como bananas e kiwis
As bananas e os kiwis são consideradas frutas amigas do sono graças ao seu elevado teor de potássio e magnésio.
As bananas ajudam a relaxar os músculos e a evitar cãibras durante a noite, além disso contêm também triptofano e é uma fruta fácil de digerir e fornece uma fonte rápida de hidratos de carbono naturais, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue durante a noite e reduzindo a probabilidade de acordar devido à fome.
Estudos mostram que comer dois kiwis uma hora antes de dormir pode aumentar o tempo total de sono e melhorar a eficiência do sono. Isto deve-se provavelmente aos elevados níveis de serotonina e antioxidantes do kiwi. É também rico em vitaminas C e K, que podem reduzir a inflamação e o stress.
Iogurte grego
O iogurte grego está repleto de proteínas e contém quantidades significativas de cálcio, o que ajuda o cérebro a utilizar o triptofano para criar melatonina. Opte por um iogurte grego simples e com baixo teor de gordura e pode ainda combina-lo com amêndoas ou um fio de mel.
Farinha de aveia
As papas de aveia não são apenas um alimento para o pequeno-almoço, são também um excelente alimento que promove um sono melhor. A aveia é rica em hidratos de carbono complexos, que ajudam a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove o relaxamento e a sonolência.
As papas de aveia também contêm melatonina, o que as torna uma escolha natural para quem procura melhorar o seu sono.
Chá de camomila
Para além dos alimentos sólidos, o chá de camomila é utilizado há muito tempo como um remédio natural para dormir e relaxar. Este chá de ervas contém apigenina, um antioxidante que se liga a recetores no cérebro e promove o sono.