Sabia que 75% das doenças do homem são transmitidas por animais?
As zoonoses são conhecidas por serem doenças dos animais, transmissíveis ao homem, quer por contacto direto ou indireto. Fique aqui a saber algumas delas!
As zoonoses são doenças dos animais, domésticos e não domésticos, transmissíveis ao Ser Humano.
Como se transmitem as zoonoses?
As zoonoses podem ser transmitidas por contacto direto, através da pele, saliva, sangue, urina, entre outros, por contacto indireto, através de áreas onde vivem animais ou objetos com que contactam. Podem ainda ser transmitidas através de mosquitos, carraças ou pulgas e alimentos ou água contaminados.
Segundo o Jornal Expresso
As zoonoses mais importantes
As zoonoses, que são causadas por diversos microrganismos, provocam diferentes doenças e de gravidade variável nos animais e no homem. Esses microrganismos podem ser: vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Raiva
A raiva é uma zoonose grave, fatal, causada pelo vírus Lyssavirus, que afeta todos os animais mamíferos e também os seres humanos. Esta doença mata mais de 50.000 pessoas e milhões de animais em todo o mundo anualmente.
Atualmente a raiva é endémica na América Central e do Sul, Ásia e África. A saliva constitui a sua principal forma de transmissão. O vírus entra no organismo através do contacto da saliva com ferimentos da pele ou mucosas.
A transmissão ao Homem ocorre geralmente através da mordedura de animais infetados como por exemplo cães, gatos, morcegos, entre outros. A vacina é a única forma de prevenção.
Leishmaniose
A leishmaniose canina é uma doença parasitária causada por um protozoário do género Leishmania e transmitida pela picada de mosquitos do género Phlebotomus.
Em Portugal surge esporadicamente em todo o país. Contudo, esta doença não se transmite diretamente de um animal doente ao homem, mas apenas pela picada do mosquito.
Sarna
A sarna sarcóptica é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, sendo altamente contagiosa para outros cães e para o Homem. A transmissão para outros animais e Homem é feita através do contacto direto com um animal infetado ou com o seu ambiente envolvente.
A sarna sarcóptica provoca eritema, queda de pêlo, crostas e escoriações. As áreas mais afetadas são a cabeça, ponta das orelhas, olhos, abdómen, cotovelos, podendo evoluir para qualquer região do corpo se não for tratada.
Toxoplasmose
A infeção pelo protozoário Toxoplasma gondii ocorre numa série de animais de sangue quente (coelhos, aves, porcos, cães, gatos, etc), incluindo o Homem.
Os gatos são a única espécie capaz de transmitir a doença ao Homem, infetando-se através da ingestão de roedores ou de carne crua.
A infeção no Homem ocorre através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados.
Qualquer pessoa pode ter uma zoonose. Porém, há grupos de risco mais importantes, como as crianças menores de 5 anos, os adultos com mais de 65 anos, grávidas e pessoas com o sistema imunitário debilitado.