Robôs submarinos são a chave para compreender a ligação entre a atmosfera e os oceanos
Uma colaboração a longo prazo entre o Met Office e o Centro Nacional de Oceanografia continua a melhorar a recolha de dados no Mar do Norte.
Engenheiros especializados do Centro Nacional de Oceanografia (NOC) pilotarão planadores submarinos de última geração através do Mar do Norte, efetuando medições de salinidade e temperatura. Estes dados serão fornecidos ao Met Office, um colaborador de longa data, em tempo quase real, para melhorar a exatidão dos modelos de previsão meteorológica.
Ao longo do projeto de três anos, estes robôs subaquáticos de alta tecnologia navegarão no Mar do Norte com o objetivo de melhorar a recolha e distribuição de dados na área e de criar uma melhor análise do estado da região.
Tecnologia inovadora
O projeto faz parte de um programa mais vasto destinado a aumentar a quantidade de dados de observação disponíveis para os modelos executados no novo supercomputador e apoiará o trabalho do Met Office no sentido de melhorar a precisão das previsões.
Jim Trice, Diretor da Rede de Observações do Met Office, afirma que compreender a relação entre a atmosfera e o oceano é fundamental para melhorar a compreensão do tempo e do clima: "Estes dados deram-nos uma melhor compreensão dos aspetos vitais que formam os sistemas meteorológicos que nos afetam todos os dias", acrescenta.
"O Centro Nacional de Oceanografia destaca-se pelo fornecimento de tecnologia inovadora, que inclui os nossos planadores de última geração, a instituições como o Met Office", afirma Stephen Woodward, Diretor de Engenharia do NOC. "Os planadores que estamos a fornecer são capazes de funcionar de forma independente durante longos períodos de tempo, enquanto os seus sensores de ponta são excelentes na recolha de informações cruciais sobre o estado dos nossos oceanos."
"Assegurar uma melhor compreensão da circulação oceânica e do potencial de recolha de dados dos planadores é um fator-chave por detrás do projeto. Será vital para informar as futuras condições de modelação dos oceanos e os padrões meteorológicos, o que, a seu tempo, apoiará a tomada de decisões em serviços vitais do Reino Unido, como a busca e salvamento, a luta contra a poluição e a biodiversidade dos oceanos."
Colaboração a longo prazo
O NOC e o Met Office têm colaborado desde a década de 1990, desenvolvendo modelos oceânicos que apoiam a evolução da capacidade de previsão meteorológica. O sucesso do ano passado significa que o Met Office prolongou recentemente o contrato com o NOC para fornecer estas medições por mais três anos.
"Durante os próximos 3 anos, os planadores do NOC irão recolher uma quantidade de dados sem precedentes do Mar do Norte, que serão utilizados nas simulações de previsão do Met Office", afirma a Dra. Charlotte Williams, Oceanógrafa Física do NOC. "Estes dados consistirão naquilo que serão milhares de medições da temperatura e do teor de sal do Mar do Norte, fatores importantes nas interações oceano-atmosfera".