Revisão da energia: cientistas preveem que até 2040 a energia solar dominará as nossas redes elétricas

Os cientistas quantificam o crescimento da energia solar. Dizem que, nos próximos vinte anos, a energia solar será a nossa fonte de energia dominante!

painéis solares
Um estudo recente mostra o potencial de crescimento da energia solar na nossa rede eléctrica.

Desde há muitos anos que os cientistas do clima têm vindo a apelar maciçamente à mudança para energias alternativas. Este apelo tem-se deparado com uma reação negativa em termos de política, custos e viabilidade. Uma investigação recente publicada na revista Nature utiliza um modelo numérico para determinar o ponto em que a energia solar e eólica será mais rentável do que os combustíveis fósseis.

O custo da energia solar

De acordo com a Forbes.com, os painéis solares residenciais custam cerca de $16.000 para instalar, dependendo do modelo e do local. No entanto, esta é uma taxa única e muitos proprietários recuperam o seu dinheiro em 9-12 anos.

Alguns incentivos locais também podem compensar o custo da energia solar, tornando-a uma melhor escolha em comparação com os combustíveis fósseis. Em alguns estados, as empresas de energia pagar-lhe-ão pela energia que os seus painéis produzem. Alguns estados também oferecem um crédito fiscal para a instalação de painéis solares.

Este crédito acresceria ao crédito fiscal federal para a instalação de painéis solares. Em 2023, este crédito representa 26% de desconto no seu imposto federal sobre o rendimento. Estes incentivos manter-se-ão, pelo menos, até 2035.

A tendência de crescimento da energia solar depende da estabilidade financeira do país

O documento traça o rápido crescimento da energia solar a que já estamos a assistir. O custo da energia solar está a diminuir à medida que a tecnologia avança. Este facto, associado ao aumento do custo dos combustíveis fósseis, está a levar as pessoas a optarem pela energia solar.

Esta tendência é especialmente prevalecente nos países ricos, uma vez que têm dinheiro para investir no custo inicial da energia solar. É provável que os países em desenvolvimento continuem a depender dos combustíveis fósseis, uma vez que esse é o sistema atualmente em vigor.

Painéis solares numa casa
Casas como estas tornar-se-ão mais comuns nos próximos vinte anos.

Investir em energia solar é arriscado, uma vez que não existe um mercado desenvolvido para avaliar o preço e os lucros. Este facto tem influenciado alguma hesitação dos investidores em colocar o seu dinheiro na energia solar a longo prazo. Os investigadores referem que este é um fator limitativo para que a energia solar ganhe terreno.

Localização, localização, localização!

Naturalmente, a produtividade da energia solar depende da localização geográfica e do ângulo dos painéis. Este facto reduz o número de pessoas capazes de instalar painéis solares, limitando assim o crescimento da energia solar em todo o mundo.

Os autores referem que seria necessária uma mudança nas políticas para alargar o alcance da energia solar. Isto pode significar que uma combinação de energia eólica e solar dispersa pelos clientes seria utilizada para manter todas as luzes acesas.

A energia solar continuará a prevalecer

Apesar de todos estes desafios, com a atual configuração do mercado e das políticas, os modelos mostram que a energia solar será a fonte de energia dominante em 2040. Ao mapear os custos projetados, os cientistas conseguiram chegar a esta conclusão e puderam finalmente quantificar o crescimento da energia solar.

Esta é uma tendência muito importante para a saúde do nosso planeta, uma vez que os combustíveis fósseis poluem o nosso ar, aumentando a quantidade de gases com efeito de estufa na nossa atmosfera. O tempo dos combustíveis fósseis está a esgotar-se. Tal como o tempo para o planeta, se os combustíveis fósseis continuarem a ser utilizados.