Regra dos três segundos quando um alimento cai no chão: mito ou verdade?

Come um alimento que apanhou rápido do chão, pensando que não deu tempo de o mesmo ser contaminado? Esta é a conhecida regra dos três segundos. Mas será que é mesmo válida ou é um mito? Veja o que diz a ciência.

batata frita espalhada no chão
Segundo esta regra, quando um alimento cai no chão pode ser consumido sem estar contaminado se for recuperado do chão até 3 segundos. Crédito: Tricky_Shark/Shuttestock.

Esta chamada ‘regra dos 3 segundos’ é um clássico mundial: se um alimento cair no chão, tem até três segundos para apanhá-lo, soprar e ingeri-lo sem medo, pois ainda não deu tempo de ficar contaminado por germes e bactérias.

Mas o que a ciência diz sobre isto? É verdade ou mito? Descubra abaixo connosco.

Ciência explica se a regra é mito ou verdade

Será que este hábito é mesmo seguro? Segundo os especialistas, não. Trata-se de um mito. O alimento não precisa de mais de 3 segundos para ficar contaminado, isto pode acontecer instantaneamente quando cai ao chão.

O que acontece é que quanto mais tempo no chão, pior. E também o tipo de alimento e de superfície vai afetar na quantidade da contaminação. Mas o facto é: todos os alimentos que caem ao chão já ficam contaminados numa fração de segundo.

A regra dos 3 segundos é um mito popular que diz que é seguro comer um alimento que caiu ao chão se for apanhado até 3 segundos. Mas a verdade é que a comida pode contaminar-se instantaneamente.

Um estudo de 2007 publicado na revista Journal of Applied Microbiology testou se a bactéria salmonella, presente em superfícies de madeira, ladrilhos e carpete de nylon, poderia contaminar um pão em menos de 5 segundos. O resultado foi positivo, e quanto maior o tempo desta exposição, pior foi. Um contacto de um minuto aumentou a contaminação cerca de dez vezes.

Além disso, a humidade do alimento também influencia na contaminação. Um estudo de 2016 publicado na revista Applied and Environmental Microbiology testou cubos de melancia, gomas, pão branco simples e pão com manteiga em diferentes tipos de superfícies.

Todos estes alimentos ficaram contaminados em menos de 5 segundos, mas os mais húmidos (como a melancia) carregavam mais bactérias. Sobre as superfícies, as carpetes transferiram menos germes para os alimentos do que os azulejos ou aço inoxidável, já que estavam menos húmidos pois absorveram a solução bacteriana que os investigadores testaram.

homem juntando bolacha que caiu no chão
Alimentos ficam contaminados com germes e bactérias instantaneamente ao caírem no chão. Então, esta regra de 3 minutos é um mito. Crédito: ITPS/Sergipe.

Bruno Brunetti, especialista em microbiologia, já demonstrou com um microscópio o que acontece com um pedaço de comida que cai ao chão, ficando ali três segundos, e com outro pedaço que não cai. Há claras diferenças: o que entra em contacto com o chão tem muito mais impurezas. Veja o vídeo abaixo:

Então, em resumo: é um mito. Os microorganismos não esperam três segundos para aderir ao alimento; uma fração de segundo já basta para contaminar algo que caiu ao chão.

Então fica a pergunta: então é preciso deitar fora o alimento que caiu ao chão? É preciso usar o bom senso neste caso. A nutricionista Thamiris Tavares explica: “Acho que é preciso avaliar dois fatores: onde o alimento caiu e quem vai comer. Se caiu num lugar público, onde toda a gente passa e não sabe quando foi limpo, recomendo que ninguém coma. Agora, se caiu no chão da sua cozinha, que você acabou de lavar, talvez não faça diferença nenhuma para a sua saúde”.

Referências da notícia

A regra dos 3 segundos esclarecida pela ciência. 15 de janeiro, 2024. Rita Silva Avelar.

A regra dos 5 segundos quando um alimento cai no chão é verdadeira? Veja o que diz a ciência. 06 de junho, 2024. Erika Engelhaupt.

Regra dos 5 segundos para resgatar alimentos do chão: mito ou verdade?. 08 de abril, 2025. Ingrid Luisa.