Quando é que os primeiros astronautas vão viajar para Marte? NASA acredita que em breve isso será uma realidade

Marte é, sem dúvida, um dos planetas mais estudados e o principal alvo planetário para uma possível colonização futura. A NASA pretende enviar os primeiros astronautas para lá dentro de alguns anos.

Astronauta em Marte
Na próxima década, a NASA planeia enviar os primeiros humanos ao planeta vermelho.

Marte é, na imaginação de muitos, o primeiro planeta que vamos poder explorar pessoalmente depois do nosso. As razões são bastante óbvias: está bastante próximo da Terra e também é muito semelhante.

Precisamente por isso também está entre os planetas mais estudados e, portanto, aquele que melhor conhecemos, embora não totalmente. Portanto, nos próximos anos continuaremos a estudar este planeta na esperança de poder alcançá-lo o mais rapidamente possível.

Quando é que será possível enviar humanos para Marte?

Nesse sentido, a NASA tem planos muito específicos para enviar os primeiros humanos numa viagem científica a Marte já em 2035.

Espera-se que as viagens de ida e volta durem aproximadamente seis a sete meses, durante os quais os astronautas viajarão até 402 milhões de quilómetros. Assim que chegarem ao planeta vermelho, eles poderão passar até 500 dias antes de regressar à Terra.

Enviar humanos para Marte serve principalmente um propósito científico. Como antecipamos, o nosso conhecimento da superfície do planeta é certamente superior ao do resto dos planetas do sistema solar, graças às várias missões robóticas enviadas a Marte; mas ainda existem muitas características geológicas interessantes para investigar mais de perto.

colonização em Marte
Os astronautas poderão permanecer na superfície de Marte por mais de um ano para tentar descobrir os seus mistérios.

Além disso, para planear melhor esta missão futura, a NASA criou uma equipa chamada “Grupo de Análise Científica de Exploração Humana de Marte”. O objetivo é desenvolver e avaliar as principais questões científicas relacionadas com Marte, entendendo quais as questões de investigação que foram necessárias numa missão humana.

Os temas mais importantes que surgiram foram principalmente 2, e juntamente com outras recomendações foram incluídos numa espécie de plano arquitetónico da missão da NASA.

Há questões importantes para resolver

Entre as questões está certamente a de saber se existem formas de vida no planeta vermelho hoje, isto porque na altura em que a vida se formou no nosso planeta, há cerca de 3,8 biliões de anos, a Terra e Marte eram bastante semelhantes: ambos os planetas tinham água líquida abundante e Marte também tinha uma atmosfera mais densa.

A segunda questão está relacionada com a primeira: se há quase 4 biliões de anos os dois planetas tinham estas características em comum, o que aconteceu em Marte que causou a perda de água líquida superficial e de boa parte da sua atmosfera?

Além destas questões muito importantes, uma missão com tripulação humana exige cuidados especiais para poder enviar astronautas a Marte e trazê-los de volta à Terra em segurança. Para melhor preparar estes passos, a NASA aproveitará os resultados que obteve e também obterá nos próximos anos com as missões Artemis, que visam a Lua.

Especificamente, a missão Artemis III levará humanos de volta ao nosso satélite e está prevista para 2026. Portanto, aguardaremos o resultado desta missão para entender melhor como estruturar a exploração de Marte.