Quando irá a primavera verdadeiramente começar em Portugal? Eis as principais características da próxima estação!
Aproximamo-nos de uma das estações mais bonitas do ano, a primavera, caracterizada pelo florescimento da fauna e flora, assim como o crescimento dos dias e as alterações na temperatura. Fique a saber mais aqui!

Caminhamos para a primeira estação do ano, logo a seguir ao inverno, e a que antecede o verão, a primavera, em que os dias começam a ficar mais longos e com temperaturas mais amenas, além disso, também ocorre a floração de várias plantas, bem como a chegada de algumas espécies migratórias.
Relativamente à paisagem, a primavera é diversa. Se no outono chegam os amarelos, os laranjas e vermelhos, que nos dão aconchego nos dias frios, a primavera traz o renascimento!
Árvores como as amendoeiras, as cerejeiras, essencialmente as árvores de fruto, ganham uma nova vida com a chegada desta estação. Começam a florir no início de março, cobrindo a paisagem de branco e cor de rosa, para além dos aromas quentes e doces.

Ainda que a flora seja a mudança que nos salta mais à vista, a fauna também tem muito para nos dar. Com o regresso da primavera, regressam também as espécies migratórias. São centenas as espécies de aves que escolhem outros países para passarem o inverno e que regressam na primavera.
É aqui que escolhem ter as suas crias e prepará-las para em setembro/outubro fazerem a primeira longa viagem de volta a África.
Mas quando começa na verdade a primavera?
As estações do ano são divididas em solstícios e equinócios. Os equinócios acontecem na primavera e no outono. A definição da palavra equinócio é nada mais, nada menos, noites e dias iguais. Isto é, no dia em que começa cada um dos equinócios, a duração do dia é muito semelhante à duração da noite.
As estações do ano só existem porque, para além do planeta Terra girar em torno de si mesmo, gira também em torno do Sol. Mas, acima de tudo, porque tem uma inclinação de cerca de 23º e, assim surge a primavera. No caso de Portugal, como está no hemisfério norte, esta estação ocorre entre os meses de março e junho.
A primavera climatológica (relativa ao clima) no hemisfério norte, que é onde Portugal se situa, começa a 1 de março e termina a 31 de maio. A definição de cada estação, para a Climatologia, baseia-se na condições meteorológicas médias da temperatura e da precipitação e nos meses do calendário, com o ano a ser dividido em quatro estações de três meses cada.
A nível da astronomia, esta estação do ano, primeira do ano trópico, no hemisfério norte, que precede o verão e começa no momento em que o centro do Sol chega ao ponto equinocial de março (zona temperada do norte), ou seja, no dia 20 de março até ao 20 de junho.
Quais são os estados de tempo mais comuns na primavera?
A primavera é uma das estações de transição, o que significa que existe bastante variabilidade na atmosfera, dando origem a vários e distintos estados de tempo (estáveis e instáveis).
De acordo com a normal climatológica de Portugal (1971-2000), a temperatura média durante a primavera ronda os 11 ºC e os 15 ºC, sendo que a mínima poderá atingir entre 6 ºC e 10 ºC e a máxima entre os 17 ºC e os 20 ºC.
Relativamente à precipitação, a média acumulada encontra‐se entre os 61 mm e os 78 mm, sendo o mês de abril, por norma, o mais chuvoso, fazendo jus ao provérbio popular "em abril, águas mil!".