Qual foi o misterioso terramoto que abalou a Terra durante 9 dias em 2023?

Como é que é possível que a Terra esteja a tremer regularmente há 9 dias? Os investigadores encontraram uma pista quase por acaso: uma grande catástrofe na Gronelândia.

Terramoto tremor sismógrafo
Com os tremores a ocorrerem em intervalos de 92 segundos entre cada pico, o padrão do sismógrafo não se parecia nada com o de um terramoto convencional (como este).

Na sua busca pela origem de um misterioso terramoto que abalou a Terra durante 9 dias, os investigadores liderados por Kristian Svennevig, da Universidade da Califórnia, encontraram uma pista para um grande acontecimento catastrófico: um megatsunami, que ocorreu a 16 de setembro de 2023 na Gronelândia.

Era o mesmo evento que outra equipa de investigadores estava a estudar: uma coincidência maravilhosa!

92 segundos entre cada abalo

Há um mês, uma publicação na revista The Seismic Record centrou-se no megatsunami de Dickson Fjord, na Gronelândia, que ocorreu a 16 de setembro de 2023. Ao mesmo tempo, os investigadores procuravam a origem de um estranho abalo sísmico que sacudiu a Terra ao mesmo tempo durante 9 dias. Dois estudos para o mesmo fenómeno!

“Ninguém fazia ideia do que estava na origem deste sinal”, explica Kristian Svennevig, autor principal do estudo publicado na revista Science. Depois de terem detetado os tremores com os sismógrafos, os sismólogos ficaram perplexos: em primeiro lugar, porque havia um intervalo de 92 segundos entre cada pico de tremor.

Como resultado, os padrões sismográficos não eram nada parecidos com os de um terramoto convencional. Além disso, o sinal manteve-se forte durante 9 dias, enquanto os fenómenos sísmicos convencionais enfraquecem muito mais rapidamente. Estes estranhos tremores deram que falar a todos os geocientistas da Internet e o enigma foi resolvido graças a este “esforço interdisciplinar e internacional”.

Um poderoso deslizamento de terras

Nos fóruns especializados, as mensagens referiam-se a um forte deslizamento de terras que ocorreu a 16 de setembro de 2023 num fiorde isolado da Gronelândia, “na altura em que o sinal sísmico foi detetado pela primeira vez”.

Para determinar se os dois fenómenos (sismos de 9 dias e megatsunami) estavam relacionados, os investigadores combinaram registos sísmicos de todo o mundo, medições no terreno, imagens de satélite e simulações numéricas. O resultado foi uma reprodução “fiel” da altura real do tsunami e das oscilações lentas medidas.

Os investigadores determinaram assim que este sinal sísmico de 9 dias se deveu ao deslizamento de terras relacionado com o megatsunami do fiorde Dickson na Gronelândia.

Este evento está potencialmente relacionado com o aquecimento global, que desencadeou o deslizamento de terras ao derreter um glaciar na sua base, desestabilizando 25 milhões de metros cúbicos de rocha e gelo.


Referências da notícia:

Un mystérieux tremblement a secoué la Terre pendant 9 jours, et les scientifiques ont enfin trouvé le coupable - Geo

A rockslide-generated tsunami in a Greenland fjord rang Earth for 9 days - Science

Climate change-triggered landslide unleashes a 650-foot mega-tsunami - University of California