Qual foi a maior precipitação alguma vez registada?
A Organização Meteorológica Mundial reconhece a cidade americana de Unionville como detentora do recorde mundial de maior precipitação num minuto.
Quem nunca ouviu a expressão “está a chover a cântaros”? Foi provavelmente o que as pessoas disseram ou pensaram em Unionville, Maryland, a 4 de julho de 1956, quando o céu se abateu.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) reconhece a cidade americana de Unionville como detentora do recorde mundial de maior precipitação num minuto. O valor é de 31,2 milímetros (mm) ou 1,23 polegadas.
Para colocar este valor em perspetiva, é importante compreender que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Isto significa que, em Unionville, se acumularam 31,2 litros por metro quadrado.
Efeitos da intensa tempestade em Unionville
Uma estação do Serviço Geológico dos Estados Unidos registou o caudal mais elevado desde o início do registo de dados em agosto de 1947. Para muitos na região, esta foi a pior tempestade em anos, como refletido num artigo científico da Sociedade Americana de Meteorologia.
A tempestade acumulou um total de 91,44 mm (3,60 polegadas), com 72,1 mm (2,84 polegadas) caindo em apenas 50 minutos. À medida que a tempestade passava, as ruas inundavam-se, chegando a ser comparadas a rios.
Outro valor incrível de precipitação num minuto
Em Barot, uma cidade da ilha de Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, há um valor de precipitação em 1 minuto muito discutido, devido à falta de provas sólidas.
Nesta ilha das Caraíbas, referem que 38 mm se acumularam em apenas 1 minuto no dia 26 de novembro de 1970. Se este valor for reconhecido, destronará o recorde atual de Unionville.
Locais em todo o mundo onde a chuva é medida em metros
Nos Registos Mundiais de Precipitação da Organização Meteorológica Mundial, Cherrapunji destaca-se com 26,47 metros de precipitação acumulada entre o verão de 1860 e o verão de 1861. Este recorde detém o título de maior precipitação num ano.
Uma das regiões mais chuvosas do planeta situa-se na Colômbia, mais concretamente no departamento de Chocó. Ali, tal como em Cherrapunji, acumulam-se em média quase 12 metros de água por ano.
Outro local do planeta onde existe um recorde de pluviosidade é Foc-Foc, na ilha da Reunião. Aqui, 1,144 metros de chuva acumularam-se em apenas 12 horas, em janeiro de 1966.
Os estados mais chuvosos do México
As regiões mais chuvosas do país situam-se na parte sul de Chiapas, na zona fronteiriça entre Veracruz e Oaxaca, e em Los Tuxtlas, no estado de Veracruz. Em média, a precipitação pode ultrapassar os 3500 mm por ano.