Qual é a melhor altura para comer uma banana? Descubra as suas propriedades em função do seu grau de maturação!

Peça o que quiser, e a banana estará sempre presente. Potássio, vitaminas, fibras e, como se não bastasse, as suas propriedades mudam consoante o seu estado de maturação. A que deve estar atento.

Dependendo do grau de maturação da fruta, pode ingerir mais amido resistente ou mais açúcares simples, e todos são perfeitos.
Dependendo do grau de maturação da fruta, pode ingerir mais amido resistente ou mais açúcares simples, e todos são perfeitos.

As bananas são uma excelente fonte de hidratos de carbono, vitaminas (especialmente C e B6), fibras e minerais como o potássio e o magnésio. Encontrará estas maravilhas nutricionais em toda a fruta, por isso coma fruta quando quiser, quando puder e como quiser.

Banana verde: resistência e digestão lenta

A banana verde é aquela que tendemos a evitar porque ainda está dura e tem um sabor bastante suave e ligeiramente amargo. No entanto, se procura uma opção que lhe dê energia sustentada e o ajude a sentir-se saciado durante mais tempo, esta é a sua melhor amiga.

Quando as bananas estão verdes, os seus hidratos de carbono estão presentes sob a forma de amido resistente, um tipo de fibra que não é facilmente decomposta no intestino delgado e, por isso, é digerida lentamente.

Isto tem duas vantagens óbvias: em primeiro lugar, o açúcar da banana é libertado gradualmente na corrente sanguínea, o que significa que não causa picos de açúcar no sangue. Em segundo lugar, o amido resistente atua como um prebiótico, o que significa que alimenta as bactérias boas do intestino, o que pode melhorar a saúde digestiva a longo prazo.

O amido resistente actua como um prebiótico, “alimentando” a nossa microbiota.
O amido resistente atua como um prebiótico, “alimentando” a nossa microbiota.

No entanto, vale a pena notar que as bananas verdes também podem ser mais difíceis de digerir devido ao seu elevado teor de amido, o que pode causar inchaço em algumas pessoas. Se tiver problemas digestivos ou for propenso a inchaço, é melhor esperar que elas amadureçam um pouco mais.

Bananas maduras: energia instantânea e antioxidantes

Quando a banana começa a ficar amarela e aparecem as primeiras manchas castanhas, o amido resistente é transformado em açúcares simples, como a glucose, a frutose e a sacarose. A banana torna-se então uma fonte rápida de energia (e não, isso não significa que engorda).

As bananas maduras são mais fáceis de digerir, o que significa que os nutrientes são absorvidos mais rapidamente. Isto torna-as uma excelente escolha para quem procura um snack rápido e de fácil digestão, ideal para crianças ou pessoas com sistemas digestivos sensíveis.

Coma fruta, quando quiser e como quiser.
Coma fruta, quando quiser e como quiser.

À medida que as bananas amadurecem, o seu teor de antioxidantes também aumenta. Os antioxidantes são compostos que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo aparecimento de várias doenças crónicas. Além disso, esses pequenos pontos castanhos não são maus - indicam, de facto, uma maior concentração de antioxidantes.

Bananas muito maduras: doçura e digestão rápida

Quando a banana está completamente coberta de manchas castanhas, ou mesmo quando já está bastante escura, a banana atingiu o seu nível máximo de maturação. O amido praticamente desapareceu e a banana está cheia de açúcares simples. Este tipo de banana é ainda mais macio e doce e quase se derrete na sua boca.

É aquela que a sua mãe come porque “não a vamos deitar fora”.

Pode utilizar bananas maduras e os seus açúcares simples para fazer sobremesas sem açúcar refinado. Mas não se esqueça que um pão de ló, mesmo caseiro, se destina a um consumo ocasional.
Pode utilizar bananas maduras e os seus açúcares simples para fazer sobremesas sem açúcar refinado. Mas não se esqueça que um pão de ló, mesmo caseiro, se destina a um consumo ocasional.

Querida Mãe: é excelente para fazer batidos, sobremesas ou receitas culinárias que exijam uma textura mais suave e um sabor mais intenso. É perfeito para congelar e fazer sobremesas noutro dia, pois congela melhor.

Mas o mais importante: não se esqueça do sabor. Não se trata das propriedades que uma banana tem num determinado momento, mas sim de desfrutar da fruta da forma que mais gosta. Porque, no final do dia, se não gostar do que está a comer, não importa o quão benéfico é.