Quais são os riscos para a saúde de manter o telemóvel perto de si durante a noite? Existe o risco de cancro?
Dormir a poucos centímetros do seu telemóvel tornou-se um lugar-comum. No entanto, será que não corre riscos? Quais são os riscos para a saúde de manter o seu telemóvel perto de si durante a noite? As respostas estão no nosso artigo.
Dormir perto do seu telemóvel é perigoso para a sua saúde? Embora o telemóvel se tenha tornado o companheiro inseparável para a maioria de nós, esta pergunta tem hoje todo o seu significado. Embora estes dispositivos ofereçam uma multiplicidade de funcionalidades, também suscitam preocupações legítimas quanto aos seus efeitos na saúde, especialmente quando utilizados por períodos prolongados.
Será que dormir a poucos centímetros do seu telemóvel é realmente perigoso para a sua saúde? Deixá-lo a carregar durante a noite também representa algum perigo? O telemóvel pode ter repercussões na qualidade do nosso sono? Este artigo tenta responder a todas estas questões.
Exposição a ondas eletromagnéticas
Sabemos que os telemóveis emitem ondas eletromagnéticas. No entanto, o impacto a longo prazo destas ondas na nossa saúde continua a ser desconhecido.
A investigação científica não estabeleceu definitivamente uma ligação direta entre a exposição a estas ondas e os efeitos nocivos para a saúde, pelo que a Organização Mundial de Saúde classificou estas ondas como potencialmente cancerígenas para os seres humanos.
Assim, dormir perto do seu telemóvel pode, teoricamente, aumentar a nossa exposição aos campos eletromagnéticos.
Minimize os riscos
Para minimizar os riscos, é aconselhável dormir a alguma distância dos seus aparelhos eletrónicos.
Recomenda-se também que utilize o modo avião ou que desligue as ligações sem fios durante a noite.
Efeitos na qualidade do seu sono
Há provas de que a utilização do telemóvel imediatamente antes de se deitar pode perturbar o adormecimento ou mesmo a qualidade do seu sono.
A luz azul emitida pelos ecrãs dos telemóveis pode interferir com a produção da hormona do sono, a melatonina, perturbando os ciclos naturais do sono e a qualidade do descanso noturno.
Que boas ações deve tomar?
Aconselha-se vivamente que evite a utilização de aparelhos eletrónicos pelo menos uma hora antes de se deitar.
Uma medida mais drástica, mas igualmente eficaz, é manter o telemóvel fora do quarto. Desta forma, já não se sentirá tentado a consultá-lo!
Carregar o telemóvel à noite: quais são os riscos?
Existem casos documentados em que os telemóveis sobreaqueceram durante o carregamento e provocaram incêndios. Estes incidentes, embora raros, realçam a importância de utilizar carregadores certificados e de não cobrir o telemóvel enquanto este está a carregar.
Recomenda-se também vivamente que não carregue o seu aparelho debaixo da sua almofada ou na sua cama. Certifique-se também de que o telemóvel tem espaço suficiente para ventilação.
Esperamos que este artigo o sensibilize para os potenciais efeitos da exposição prolongada a telemóveis, especialmente enquanto dorme!
Seguindo alguns passos simples, pode minimizar os riscos para a sua saúde enquanto desfruta dos benefícios da conetividade!