Portugal fecha 2024 com 30 milhões de turistas
O ano de 2024 foi um ano de excelência para o turismo em Portugal, com um recorde de 30 milhões de turistas. Venha saber mais aqui!
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Portugal registou, até outubro, 2.981,2 mil hóspedes e 7.569,42 mil dormidas no total do alojamento turístico de 2024, originando 27 mil milhões de euros de receitas.
A quota das dormidas de não residentes representaram no total 75,1% em setembro de 2023, passando em outubro de 2024 para 75,4%.
Em outubro, todas as regiões, com exceção do Alentejo, com -4,4%, registaram crescimentos nas dormidas, tendo os maiores aumentos sido observados na Região Autónoma dos Açores (+10,8%) e no Centro de Portugal (+7,0%).
As dormidas de residentes registaram os maiores aumentos na Região Autónoma da Madeira (+10,7%) e no Centro (+8,6%), enquanto os maiores decréscimos ocorreram no Alentejo (-5,3%), no Oeste e Vale do Tejo (-4,8%) e no Algarve (-3,9%).
As dormidas de não residentes registaram crescimentos em todas as regiões, com exceção do Alentejo (-3,1%). Os aumentos mais expressivos foram observados na RA Açores (+19,3%) e na Península de Setúbal (+8,9%).
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.
Mercado espanhol regista um decréscimo acentuado
Relativamente aos turistas que visitam o nosso país, o mercado britânico mantém-se com o maior peso, 19,9% do total das dormidas de não residentes em outubro.
As dormidas do mercado alemão, o 2.º principal mercado emissor em outubro (12,6% do total), aumentaram 3,7%, seguindo-se o mercado norte americano, na 3.ª posição com um crescimento de 7,3%.
No grupo dos 10 principais mercados emissores em outubro, o mercado polaco foi o que registou o maior crescimento (21,8%), seguido do mercado canadiano (+15,0%). Em sentido contrário, o mercado espanhol destacou-se com a maior diminuição (-12,4%) seguido do mercado francês (-3,9%) e brasileiro (-3,4%).
Ano histórico para o turismo em Portugal
As belezas portuguesas são apreciadas por turistas de todas as partes do mundo, e não é segredo que ano após ano a procura por experiências turísticas em Portugal só aumenta.
Mesmo ainda antes de serem lançados os números finais, já se pode afirmar que este foi um ano histórico no setor do turismo para Portugal. Este crescimento projetado coloca o turismo como responsável por até 20% da economia nacional.
Estes resultados, os melhores de sempre, refletem não só o trabalho consistente da Turismo Centro de Portugal (TCP), mas também a resiliência e o dinamismo de todos os agentes do setor.