Porque vivem as mulheres mais do que os homens?

Segundo uma investigação japonesa, as células que se transformam em espermatozóides e óvulos podem estar na origem da resposta. Veja aqui!

Estudo do envelhecimento
Cientistas israelitas realizam modificações genéticas em killifish africanos para estudar o envelhecimento em humanos.

De acordo com o The Guardian o eterno mistério da razão pela qual as mulheres vivem mais do que os homens pode estar relacionado com as células mais pequenas e maiores do corpo: os espermatozóides e os óvulos que são fundamentais para a reprodução humana.

Cientistas japoneses demonstraram, pela primeira vez em vertebrados, que as células que se transformam em óvulos nas fêmeas e em espermatozóides nos machos determinam as diferenças entre os sexos no tempo de vida e que a remoção dessas células conduz a animais com a mesma esperança de vida.

As experiências foram realizadas em pequenos killifish turquesa, uma espécie de água doce que atinge a maturidade sexual numa quinzena e vive apenas alguns meses, mas os investigadores suspeitam que um mecanismo biológico semelhante poderá influenciar a diferença de tempo de vida nos seres humanos e noutras espécies.

Tohru Ishitani, autor do estudo na Universidade de Osaka, afirma que o processo de envelhecimento nos killifish é semelhante ao dos humanos. "Penso que esta investigação será um passo em frente para compreender o controlo do envelhecimento nos seres humanos".

A nível mundial, em média, as mulheres vivem cerca de 5% mais tempo do que os homens

Uma multiplicidade de fatores contribui para esta disparidade, uma vez que os homens jovens têm maior probabilidade de morrer em acidentes e por suicídio e as mulheres têm frequentemente estilos de vida mais saudáveis.

Killfish
A remoção de células germinativas na espécie killifish originou o aumento da longevidade nos machos e à diminuição da longevidade nas fêmeas, sugerindo um papel fundamental das hormonas no envelhecimento.

Mas a disparidade também se verifica noutras espécies: as fêmeas dos macacos e dos macacos do Velho Mundo tendem a viver mais tempo do que os seus homólogos masculinos.

Ishitani afirmou que ter espermatozóides ou óvulos é uma das diferenças mais óbvias entre homens e mulheres, pelo que fazia sentido investigar se tinham ou não um impacto no tempo de vida.

Assim, numa série de experiências, a sua equipa demonstrou que a supressão da produção de células germinativas, que se desenvolvem em espermatozóides ou óvulos, conduziu a que os homens vivessem mais tempo e as mulheres morressem mais cedo do que o habitual.

A equipa esperava que a remoção das células germinativas prolongasse o tempo de vida dos homens e das mulheres, mas só prolonga o tempo de vida dos homens e encurta o tempo de vida das mulheres.

"Foi inesperado, mas apercebemo-nos de que esta descoberta pode esclarecer as diferenças entre os sexos no tempo de vida."

Tohru Ishitani - investigador da Universidade de Osaka

As alterações hormonais nas fêmeas estimularam o crescimento à custa da manutenção de tecidos saudáveis, enquanto a redução do estrogénio aumentou o risco de doenças cardiovasculares.

O consumo de vitamina D prolonga o tempo de vida

Os machos produziram mais vitamina D nos seus fígados, o que pode explicar a sua melhor saúde óssea e muscular.

A equipa testou em seguida se a administração de vitamina D aos killifish prolongava o tempo de vida e registou aumentos de 21% nos machos e de 7% nas fêmeas.

Embora não se tenham registado efeitos nocivos, Ishitani afirmou que é importante utilizar a "quantidade adequada" de vitamina D.

Referência do artigo:

Abe, K. et al, (2024)
"Sex-dependent regulation of vertebrate somatic growth and aging by germ cells"