Porque é que os mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?
Todos nós conhecemos alguém no nosso ambiente que é mais propenso a picadas de mosquito. E depois há aquela outra pessoa que quase nunca é picada por insetos. Se alguma vez se perguntou porquê, aqui está a resposta.
Está a desfrutar de uma agradável tarde de verão com a sua família e você, apenas você, está a ser picado por todos os mosquitos que espreitam na zona. Por outro lado, o seu irmão, que está sentado mesmo ao seu lado, praticamente no mesmo ângulo e na mesma posição, não tem uma única picada. Porque é que estas criaturas têm um interesse especial por si? Continue a ler, porque hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
Antes de mais, queremos pô-lo a par da situação. Existem mais de 3500 espécies de mosquitos no mundo, e apenas cerca de 200 deles se alimentam de sangue humano.
O seu principal atrativo são os ácidos carboxílicos, que são únicos para cada indivíduo.
Existem muitas teorias sobre a razão pela qual um mosquito escolhe uma pele em vez de outra, mas o que é certo é que são atraídos pelos ácidos carboxílicos, um conjunto de moléculas que cada pessoa segrega em quantidades diferentes. Especificamente, existem três ácidos: pentadecanóico, heptadecanóico e não-adecanóico.
Por outras palavras, um mosquito detecta rapidamente a quantidade e a mistura de ácido lático que exalamos quando respiramos ou suamos. Este tipo de ácido ajuda-os a identificar as pessoas com sangue de tipo 0, que é precisamente o tipo que mais os alimenta, em comparação com os tipos A ou B.
Os jovens adultos e as mulheres grávidas são mais suscetíveis de serem picados
Outra iguaria suculenta para os insetos é o dióxido de carbono que exalamos, pelo que quanto mais produzimos, mais atraentes somos para eles. É por isso que as pessoas com uma taxa metabólica mais elevada, como as mulheres grávidas e os jovens adultos, são mais suscetíveis de serem picadas com mais frequência.
No entanto, é importante notar que os mosquitos têm uma visão muito fraca, pelo que se orientam pela temperatura. Isto, combinado com o seu forte sentido de olfato, significa que quanto mais elevada for a temperatura, mais os mosquitos são atraídos, especialmente em condições muito húmidas.
A boa notícia é que a elevada capacidade olfativa dos mosquitos, tal como os atrai, repele-os no caso de odores que não suportam. É por isso que a utilização da citronela ou do eucalipto como medida anti-mosquito está tão difundida. Estes são dois dos odores que mais os incomodam.
Os mosquitos e o calor
Outro fator a ter em conta, se quisermos afugentá-los, é escolher a cor certa da roupa: eles têm uma predileção por determinadas cores. A cor mais atrativa é o preto, seguido do vermelho, enquanto as cores menos atrativas são o verde, o branco e o azul.
Caso alguma vez se tenha interrogado, um mosquito não distingue entre pele clara e escura, louras, morenas ou ruivas. O que é claro é que a sua principal atração são os químicos libertados pelos humanos.