Porque é que os insetos são atraídos pela luz?

Num dia quente de Verão, se tiver uma luz acesa no exterior, provavelmente verá muitos insetos a serem atraídos para ela. Sabe porquê? Confira aqui!

insetos; luz artificial
Ao que parece, os insetos sentem-se atraídos pelas luzes artificiais pois pensam que estas são a lua.

Os cientistas do Imperial College London descobriram que os insetos não vão de encontro com a luz porque são atraídos pelo brilho - estes afirmam que a luz interfere com a parte do cérebro dos insetos que os ajuda a voar.

Até agora, pensava-se que os insetos utilizavam a luz da lua para os ajudar a ver para onde iam e eram atraídos pelas luzes artificiais, pois pensavam que era a lua. Porém, isto não explica porque é que os insetos que só voam durante o dia também agem desta forma.

Os resultados de um estudo feito pelos investigadores do Imperial College sugerem que "as luzes artificiais podem apenas prender os insetos que passam, em vez de os atraírem diretamente de mais longe".

Como é que os investigadores descobriram que os cérebros dos insetos são confundidos pelas luzes?

Os investigadores filmaram uma série de insetos à noite, utilizando uma câmara de alta velocidade para seguir os seus movimentos em torno das luzes.

Nas filmagens, repararam em três coisas:

• Quando os insetos voam por cima das luzes, muitas vezes viram-se de cabeça para baixo, o que os faz cair no ar;
  • Quando passam por baixo das luzes, começam a fazer "loopings" e, se o ângulo for demasiado acentuado, também caem;
  • Quando se aproximam das luzes de lado, começam a fazer círculos à volta delas.
youtube video id=Ul9HIX9YBbM

Factos interessantes sobre os insetos:

• As moscas da fruta foram os primeiros seres vivos a serem enviados para o espaço;
  • Cerca de um terço dos insetos são carnívoros, o que significa que comem carne em vez de plantas, e muitos deles caçam;
  • Algumas traças podem mudar a sua aparência para se parecerem com insetos menos saborosos, a fim de evitarem ser comidas.

Nos três comportamentos que os cientistas registaram, uma coisa foi comum a todos eles: os insetos estavam sempre de costas para as luzes. Por este motivo, os investigadores acreditam que as luzes artificiais desencadeiam aquilo a que se chama a resposta à luz dorsal, que é, essencialmente, uma forma rápida de os insetos perceberem qual é o caminho para cima, pois mesmo à noite, a metade mais brilhante do seu campo de visão estará provavelmente virada para cima e talvez será por isso que as luzes artificiais podem confundir os insetos.

Como é que os cientistas do Imperial testaram a sua teoria dos insetos e da luz?

Para testar a sua teoria, os cientistas utilizaram uma simulação informática para prever o que aconteceria aos insetos virtuais se a sua resposta à luz dorsal sofresse interferências. Nesta simulação, todos os insetos virtuais se comportaram exatamente da mesma forma que os insetos gravados pela câmara.

O estudo incidiu apenas sobre os insetos que interagem com a luz a apenas alguns metros de distância, pelo que não se pode afirmar com certeza que não há atração pela luz a longas distâncias, embora não se pense que seja esse o caso.

O estudo confirma a atração dos insetos às luzes artificiais em distâncias curtas, contudo, não se pode afirmar que o mesmo não aconteça quando a distância é maior.

As luzes artificiais podem ser bastante prejudiciais para os insetos e há quem acredite que estão a contribuir para o declínio das populações de certas espécies, pelo que os cientistas esperam que a sua investigação possa ajudar nesta questão.