Porque é que a Terra parece plana se é redonda? A chave está na altura

As imagens de satélite, a projeção da sombra da Terra na Lua e os diferentes fusos horários são exemplos que mostram que o planeta não é plano.

Terra.
As teorias da conspiração, tal como a teoria da Terra plana, requerem vilões, vítimas e heróis. Ao longo da história, estas teorias envolveram todo o tipo de coisas, incluindo assassínios.

As teorias da conspiração podem parecer um produto dos nossos tempos, com a ascensão das redes sociais, mas é algo que existe desde que a humanidade existe. Na última década, uma ideia que ganhou força, apesar do vasto conhecimento científico, é a da Terra plana.

A origem atual desta teoria remonta ao século XIX, quando Samuel Birley Rowbotham defendeu que a Terra era um disco estacionário. Dados de um estudo realizado em 2018 mostram que, só nos Estados Unidos, 44% dos jovens entre os 18 e os 24 anos acreditam que a Terra é plana. Do total de inquiridos, cerca de 5% consideram que começaram a duvidar da redondeza do planeta nos últimos anos.

Um exercício que vai mudar a sua perspetiva

Vamos fazer um exercício: esqueça que há 2000 anos Eratóstenes provou a redondeza da Terra com grande engenho e utilizando a matemática que aprendemos na escola secundária. Esqueçamos também as imagens de satélite que mostram a forma do planeta.

Eclipse.
Durante um eclipse lunar, é projetado um disco de sombra sobre a Lua, que mostra a forma da Terra. Se a Terra fosse plana, então apenas uma linha de sombra seria projetada na superfície lunar.

Uma vez feito este exercício, olhe para o horizonte, a partir de uma janela ou de um parque. Tudo parece plano, como se vivêssemos num grande disco com uma borda bem definida. Como não acreditar na teoria da Terra plana?

Rowbotham fundou a escola zetética de “Astronomia”, palavra que significa cético.

Agora pensemos numa formiga a caminhar sobre uma laranja. Essa formiga consciente dirá: “Como esta superfície é plana”. Nós, que vemos a formiga em cima da laranja, apercebemo-nos de que ela está, de facto, sobre uma superfície curva.

A nossa perspetiva humana distorce a realidade da forma da Terra, o nosso tamanho é insignificante em relação ao planeta, o que nos transforma em formigas a caminhar sobre uma laranja gigantesca.

Se aumentar a altura, conseguirá distinguir a curvatura da Terra

Ao nível do solo e tendo em conta a altura de uma pessoa, cerca de 1,70 metros, a distância máxima que conseguirá ver sem ser afetado pela curvatura da Terra é de 5 quilómetros (km). No topo do Pico de Orizaba, com os seus mais de 5.600 metros acima do nível do mar, poderá ver até 154 km no horizonte. Mas a partir de um voo comercial, a cerca de 10 km de altura, poderá observar a curvatura do planeta.

Satélites.
As imagens de satélite são uma prova científica convincente da forma do nosso planeta, mas para os terraplanistas são imagens falsas criadas pelo cinema de Hollywood.

Para ver todo o planeta esférico, teria de viajar para o espaço como fazem os astronautas ou sentar-se no topo de um satélite. Isto dar-lhe-ia uma visão completa da Terra a uma distância muito maior.

A Terra não é uma esfera perfeita

O nosso planeta Terra é, na verdade, um esferoide ligeiramente achatado no equador. Isto deve-se ao facto de a rotação da Terra criar uma força centrífuga, a mesma força que sentimos quando andamos num carrossel. Por último, as características topográficas da superfície da Terra, como as montanhas e as fendas marítimas profundas, também distorcem ligeiramente a sua forma.