Porque é que temos vontade de urinar quando ouvimos o barulho da água? A ciência explica

Já ouviu o som de água corrente e teve vontade de fazer xixi? Pois então, isto é mais comum do que parece e tem uma explicação científica por trás. Descubra aqui.

homem na casa de banho a ir urinar
Esta sensação é mais comum do que parece e tem explicações científicas que envolvem psicologia e fisiologia. Crédito: Divulgação.

Já sentiu alguma vez uma vontade de fazer xixi que surge do nada ao ouvir o som de água corrente, como uma torneira aberta ou a chuva a cair?

Pois saiba que este fenómeno é bem comum e tem explicações científicas por trás que o explicam, as quais envolvem as áreas da psicologia, da fisiologia e condicionamento clássico.

As explicações da ciência para isto

O efeito Pavlov, ou condicionamento clássico, é um processo de aprendizagem que explica como estímulos podem provocar respostas, e ele é um dos fatores por trás deste fenómeno.

A experiência foi desenvolvida pelo médico russo Ivan Pavlov, daí o seu nome. Nela, o médico observou que os cães salivavam quando lhes davam comida. Começou a tocar um sino antes de dar comida aos cães e, após vários testes, os cães começaram a salivar ao ouvir o sino, mesmo sem ter comida ainda. Este fenómeno comprovou como o cérebro pode criar associações entre estímulos neutros e respostas automáticas.

A associação entre ouvir o barulho da água e urinar ocorre porque, ao longo do tempo, o cérebro associa este som a momentos em que estamos na casa de banho. Então, mesmo que a nossa bexiga não esteja cheia, o simples som da água já pode ser suficiente para desencadear essa sensação.

A fisiologia também faz parte da explicação do fenómeno: a ação do sistema nervoso parassimpático. Também conhecido como "descansar e digerir", este sistema é responsável por funções como o relaxamento do corpo, incluindo o relaxamento da bexiga.

Quando ouvimos o som da água, o sistema pode ser “ativado”, enviando um sinal ao corpo de que aquele é um momento seguro para fazermos xixi. Isto ajuda a entender porque é que algumas pessoas sentem um alívio imediato ao escutar o som da água, especialmente quando estão com dificuldade para urinar.

torneira aberta
O nosso cérebro entende que está livre para esvaziar a bexiga a partir de ruídos relacionados com essa necessidade – como é o caso de água a correr ou a pingar numa torneira. Crédito: Divulgação.

E a psicologia também entra na explicação desta sensação através do efeito da sugestão. É bem simples: se já ouviu alguém a dizer que “água dá vontade de fazer xixi”, o seu cérebro pode acabar por reforçar essa ideia, tornando a associação ainda mais forte.

Quando o som da água da torneira ou do chuveiro chama a sua atenção, passa a prestar mais atenção ao seu corpo e percebe sinais que antes estavam no subconsciente. Isto é muito comum em situações de ansiedade ou quando se está a tentar urinar sob pressão, como em exames médicos ou em casas de banho públicas, quando alguém está à espera para usar.

E saiba que isto é muito útil para o tratamento de retenção urinária, por exemplo. Pacientes com dificuldade para urinar podem ser instigados com o som da água corrente. Além disso, técnicas de relaxamento também incluem ruídos de chuva ou riachos justamente por induzirem um estado de calma que pode contribuir para a libertação da urina.

Referências da notícia

Por que dá vontade de fazer xixi ao ouvir o barulho de água?. 20 de abril, 2025. Kelvin Leão Nunes da Costa.

O leitor perguntou: Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?. 27 de abril, 2019. Liliana Lopes Monteiro.