Poluição por pneumáticos: bacias de retenção podem ser a solução?

Estudo revela que zonas húmidas e bacias de retenção ao longo de autoestradas e nacionais reduzem em 75% a quantidade de partículas de pneus que poluem rios e oceanos.

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Estudo revela que zonas húmidas e bacias de retenção reduzem em 75% a quantidade de partículas de pneus que poluem os recursos hídricos.

Uma investigação da Universidade de Plymouth e da Universidade de Newcastle demonstra o potencial das bacias de retenção e das zonas húmidas para fazer frente à poluição por partículas de pneus, um problema ambiental crescente com graves consequências para os ecossistemas aquáticos. O estudo, publicado na revista Environmental Science and Pollution Research, analisou amostras recolhidas ao longo de algumas das rotas mais movimentadas do Sudoeste de Inglaterra e de Midlands, no Reino Unido.

Os resultados revelaram que as partículas de pneus estavam presentes em todas as amostras, confirmando os receios da comunidade científica sobre o impacte ambiental deste tipo de poluição. No entanto, a presença de zonas húmidas e das bacias de retenção ao longo das estradas demonstrou ser um fator crucial na redução da quantidade de partículas de pneus que chegam aos rios e oceanos.

Eficácia comprovada: 75% das partículas dos pneus podem ser depositadas em infraestruturas naturais

O estudo constatou que estas infraestruturas naturais podem reduzir em até 75% a massa de partículas de pneus descarregadas nas águas dos rios e oceanos. Esta evidência oferece uma solução promissora para mitigar os impactes negativos da poluição por pneus na saúde dos ecossistemas aquáticos.

As partículas de pneus, libertadas durante o desgaste normal dos pneus dos veículos, representam uma forma expressiva de microplástico. Estas partículas minúsculas, com dimensões inferiores a 5 milímetros, podem ser facilmente transportadas pela água da chuva para os rios e oceanos, onde se acumulam e causam danos à vida marinha.

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Embora o estudo tenha sido realizado no Reino Unido, os seus resultados têm relevância global. A poluição por partículas de pneus é um problema crescente, com estimativas a indicarem que a quantidade de borracha libertada pelos pneus anualmente é equivalente a 300.000 toneladas nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os investigadores alertam para a necessidade de medidas mais abrangentes para combater a poluição por partículas de pneus. Além da implementação de bacias de retenção e zonas húmidas ao longo das estradas, o desenvolvimento de pneus mais duráveis e a promoção de estilos de condução mais ecológicos são também medidas cruciais.

O futuro da luta contra a poluição por pneus

A investigação demonstra o potencial das bacias de retenção e zonas húmidas como ferramentas eficazes na mitigação da poluição por partículas de pneus. No entanto, é fundamental combinar estas soluções com outras medidas, como o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e a promoção de práticas sustentáveis, para garantir a proteção dos ecossistemas aquáticos e a saúde do planeta.

De facto, a opção por pneus mais duráveis é muito importante entre as soluções para os problemas ambientais. O desgaste dos pneus produz quase 2.000 vezes mais poluição por partículas do que a emitida pelos escapes dos carros modernos. As partículas dos pneus poluem o ar, a água e o solo e contêm uma vasta gama de compostos orgânicos tóxicos, incluindo carcinogénicos conhecidos, sugerindo que a poluição por pneus pode rapidamente tornar-se uma questão importante para os reguladores.

"Os pneus estão rapidamente a eclipsar o tubo de escape como uma importante fonte de emissões dos veículos", afirmou recentemente Nick Molden, da Emissions Analytics, a empresa líder independente de testes de emissões. "Os tubos de escape são agora tão limpos para poluentes que, se estivesse a começar do zero, nem sequer se preocuparia em regulá-los".

Os pneus usados podem produzir 36 miligramas de partículas por quilómetro, 1.850 vezes superiores à média de 0,02 mg/km proveniente dos escapes. Um estilo de condução muito agressivo - embora legal – é capaz de fazer disparar as emissões de partículas, para 5.760 mg/km.

Não se pode descurar o papel dos pneumáticos e a salvaguarda que pode ser feita em termos de regulamentação. As partículas produzidas pelos pneus são, essencialmente, muito pequenas. Isto significa que, embora a vasta maioria das partículas por número sejam suficientemente pequenas para se tornarem transportadas por via aérea e contribuírem para a poluição do ar, as mesmas representam apenas 11% das partículas em peso.

No entanto, os pneus continuam a produzir centenas de vezes mais partículas em peso do que os tubos de escape e o estudo agora conduzido demonstra que as bacias de retenção podem salvaguardar os rios e oceanos.

Referência da notícia:

Parker-Jurd, F. N., Abbott, G. D., Guthery, B., Parker-Jurd, G. M., & Thompson, R. C. (2024). Features of the highway road network that generate or retain tyre wear particles. Environmental Science and Pollution Research, 1-11. DOI: 10.1007/s11356-024-32769-1