Podemos ter uma cota de neve abaixo do nível do mar?
A cota da neve indica-nos a altitude a partir da qual podemos ver flocos de neve a cair, mas será uma cota negativa possível? Parece rebuscado, mas será mesmo?
Por vezes os episódio invernais provocam queda de neve a baixas altitudes. Isto pode acontecer, por exemplo em áreas como o Mediterrâneo, com os flocos quase ao nível do mar. Este tipo de episódios deixam os meteorologistas a aguardá-los com imensas expectativas.
O facto de poder nevar ao nível do mar é sempre digno de notícia. Estamos mais habituados a ver neve nas montanhas do que na costa, e qualquer coisa fora do comum é notícia. E devemos recordar que Portugal e Espanha juntos têm quase 9.000 quilómetros de costa.
Todos sabemos que a altitude mais baixa em que podemos ver neve é ao nível do mar, e por isso hoje vamos explicar se seria possível ter uma cota de neve abaixo do nível do mar, ou seja, negativa.
O que é exatamente a cota de neve?
Segundo o Meteoglossário da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET, Espanha), a cota de neve é a altitude a partir da qual a precipitação, caso ocorra, seria sob a forma de neve. Abaixo desta cota, a precipitação pode ser sob a forma de aguaneve ou chuva.
O cálculo da cota de neve é uma das coisas mais difíceis com que nós meteorologistas temos de lidar. Por este motivo, existe normalmente um intervalo entre duas altitudes e sempre em números redondos. A razão para isto é que muitas vezes, na nossa experiência, o ar frio cai mais do que o esperado e a cota estimada não se cumpre. Também acontece o contrário. Pode ser mais elevada do que o estimado.
Recordemos que quando se faz uma previsão do tempo está-se a tentar pôr ordem em algo tão caótico como o comportamento atmosférico. E isto não é fácil. As ferramentas de que dispomos atualmente ajudam-nos cada vez mais a tornar a previsão mais fiável, mas quando se trata de queda de neve, determinar a cota é do mais complicado que há.
Neve abaixo do nível do mar
Normalmente assumimos que a cota mínima em que pode nevar é ao nível do mar, ou seja, a 0 m de altitude. Quer isto dizer que não pode nevar em altitudes mais baixas? Obviamente, o limite é estabelecido pela água. O floco derrete quando toca na água. Mas se esvaziássemos, por exemplo, a água do Mediterrâneo, nos dias com queda de neve a cota 0 veríamos flocos abaixo do nível do mar anterior.
O que seria impensável para nós, não o é para os Países Baixos. Quase um terço do país está abaixo do nível do mar com as áreas mais baixas de terra afundadas a 22 metros. Quando acaba por nevar ali, a cota está abaixo do nível do mar e é negativa. Mas os meios de comunicação social, claro, não falam de cotas, mas sim de áreas onde pode nevar. Uma grande curiosidade.