Pode o odor corporal ser um sinal de doença?

Qualquer pessoa pode ter um hálito ou umas axilas nauseabundas, porém alguns odores corporais podem indicar um problema de saúde. Fique a saber mais aqui!

Mau hálito
Embora não seja uma doença, o mau hálito (ou halitose) pode indicar que existe algum problema de saúde por resolver. E o problema pode até não ser da boca.

Quando falamos em maus odores corporais lembramo-nos primeiramente do suor.

Pois bem, o suor é fundamental para regular a temperatura corporal, mas o seu odor não é uma caraterística própria, é causado pela atividade bacteriana e é possível controlá-la.

A transpiração é uma parte completamente natural do nosso corpo. É a nossa forma de regular a nossa temperatura e de nos mantermos frescos quando está calor ou quando estamos a fazer exercício.

Mas porque é que a transpiração por vezes nos faz cheirar tão mal?

Bem, surpreendentemente, a resposta não está no suor em si, mas nos milhões de pequenos inquilinos que vivem na nossa pele, são elas as bactérias.

O suor é composto principalmente por água, juntamente com pequenas quantidades de sal, ureia e outras substâncias comuns ao nosso organismo.

É praticamente inodoro quando sai do nosso corpo. No entanto, há um pormenor muito importante a ter em conta: a nossa pele não é uma superfície desabitada, mas alberga um enorme número de microrganismos que fazem parte da nossa microbiota natural.

Assim, quando suamos, seja por causa do calor ou do exercício físico, as bactérias que vivem na superfície da nossa pele encontram um verdadeiro banquete neste líquido.

Quando entram em contacto com ele, começam a alimentar-se de algumas das substâncias presentes, como proteínas e lípidos, e produzem compostos voláteis que têm um odor forte e caraterístico.

Mau hálito: origens orais e dentárias

Também o mau hálito pode causar algum desconforto e também este odor é causado por bactérias.

Contudo, se o seu hálito não melhorar quando escova os dentes ou usa elixir bucal, pode ser sinal de outro problema.

“Na maioria das vezes, o mau hálito é causado por bactérias nos dentes e na língua”.

Drª. Madeleine S. Deming, especialista no NIH Clinical Center.

Com o tempo, as bactérias podem causar cáries dentárias e estas para além de provocarem mau odor, requerem uma visita ao dentista para tratamento.

O seu hálito também pode mostrar sinais de doença noutras partes do seu corpo. Isto porque exalamos mais do que apenas ar. A nossa respiração também contém compostos gasosos que se deslocam dos órgãos para os pulmões através da corrente sanguínea.

Ida ao dentista
Se a causa da halitose for um problema na saúde oral, como as cáries, o dentista será o profissional responsável pelo tratamento.

Raramente, as pessoas podem ter mau hálito devido à falência de órgãos. Todavia, uma pessoa com insuficiência renal pode ter um hálito com cheiro a amoníaco ou a urina, assim como uma doença hepática grave pode provocar um hálito com mau cheiro também.

Causas dietéticas

A nossa alimentação também pode influenciar e explicar o mau hálito. Uma dieta muito rica em proteínas animais pode causar halitose.

Para quem pratica o jejum intermitente, na ausência de alimentos, o corpo precisa de energia para o seu metabolismo e começa a decompor as suas reservas de gordura, libertando cetonas.

Também o consumo de alho, que contém alicina, um composto organossulfurado, provoca maus odores.