Plantas de interior podem ajudar a purificar o ar do benzeno, segundo estudo da Nature
Cientistas chineses descobriram que algumas plantas de interior podem ser eficazes na remoção de benzeno do ar, um poluente comum que pode causar problemas de saúde.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Agricultura e Silvicultura do Sul da China publicou recentemente um artigo na revista científica Nature Scientific Reports onde avaliaram a capacidade de 13 espécies de plantas de interior para absorver e purificar a poluição por benzeno.
No interior das habitações é frequente encontrar este tipo de poluente devido a materiais usados, tais como tintas, colas ou solventes, ou o fumo provocado pelo cigarro.
Plantas purificadoras de ar e as suas qualidades na remoção do benzendo
Os investigadores descobriram que a capacidade de absorver e purificar o benzeno variava entre as diferentes espécies de plantas. As plantas com a maior taxa de purificação foram Spathiphyllum floribundum (lírio da paz) e Sansevieria trifasciata var. laurentii (espada de São Jorge). A espada de São Jorge também se destacou pela elevada capacidade de purificação por unidade de área foliar.
No estudo também foi feita a análise do efeito da concentração de benzeno na capacidade de purificação das plantas. Os autores do estudo patentearam que a taxa de purificação diminui à medida que a concentração de benzeno aumenta.
Com base nos resultados do estudo, recomenda-se a utilização de plantas como o lírio da paz, a espada de São Jorge e o Aloe arborescens para ajudar a purificar o ar indoor do benzeno.
Além das plantas: estratégias complementares para melhorar a qualidade do ar indoor
Os investigadores reconhecem que o seu estudo tem algumas limitações. Por exemplo, o estudo não teve em conta o efeito do tamanho das plantas na sua capacidade de purificação do ar. Além disso, o estudo foi realizado em condições de laboratório, e os resultados podem não ser diretamente aplicáveis a ambientes domésticos reais.
Apesar das limitações, o estudo relata evidências suficientes de que as plantas de interior podem desempenhar um papel importante na melhoria da qualidade do ar interior. Os resultados do estudo podem ser úteis para as pessoas que procuram formas de reduzir a sua exposição ao benzeno e outros poluentes atmosféricos comuns.
Escolha plantas que sejam conhecidas pela sua capacidade de remover poluentes do ar, como as mencionadas no artigo. Entre os conselhos mais importantes para o tratamento das mesmas, salientam-se os seguintes: a necessidade de certificar-se que as plantas recebam luz solar e água suficientes; estejam em locais secos e frescos e que a variedade de plantas pode maximizar o efeito purificador do ar.
Lembre-se que as plantas de interior podem ser um complemento útil para uma estratégia de purificação do ar, mas não devem ser o único método. É importante também ventilar, de modo adequado e regular, as habitações para reduzir os níveis de poluentes.
Referência da notícia:Li, D., Wang, H., Gao, Q., Lu, M. Study on the ability of indoor plants to absorb and purify benzene pollution. Nature Scientific Reports (2024.)