Planetas rochosos em órbita de pequenas estrelas poderiam suportar vida com as suas atmosferas estáveis

Os planetas rochosos que orbitam pequenas estrelas poderão ser capazes de suportar vida, com base em novos modelos científicos desenvolvidos para além das possibilidades da TRAPPIST-1.

A ideia de um planeta potencialmente habitável no sistema Trappist-1 cativou a imaginação da ficção científica.

Existe a possibilidade de serem detetados sinais de vida em exoplanetas ou planetas fora do nosso Sistema Solar imediato. O Telescópio Espacial James Webb da NASA tem estado à procura destes potenciais sinais de habitabilidade. No topo da sua lista de localidades promissoras estão planetas rochosos que orbitam anãs M, que são estrelas de baixa massa - os tipos de estrelas mais comuns no Universo.

Um exemplo é uma estrela que se encontra a cerca de 40 anos-luz de distância, TRAPPIST-1, onde os planetas que orbitam à sua volta poderão ter algumas condições adequadas para suportar vida. A NASA classificou-os como o maior lote de exoplanetas de dimensão terrestre. Com a potencial presença de água, estes corpos rochosos, em vez de gasosos, seriam os preferidos para a vida.

E os corpos à volta da TRAPPIST-1?

A excitação foi em grande parte anulada quando se pensou que muitos dos planetas que orbitam a TRAPPIST-1 seriam provavelmente queimados pelos fortes raios UV, causando fissuras desidratadas nas suas superfícies. O Trappist-1b parece particularmente quente.

Se a parte de hidrogénio do vapor de água se escapasse, com níveis elevados de oxigénio reativo, isso impediria a possibilidade de surgimento de vida a nível químico.

No entanto, um estudo conduzido pela Universidade de Washington e recentemente publicado na revista Nature Communications mostra que é possível criar uma atmosfera estável nalguns planetas rochosos que orbitam estrelas anãs M como a Trappist-1.

"Uma das questões mais intrigantes neste momento na astronomia de exoplanetas é: Poderão os planetas rochosos que orbitam estrelas anãs M manter atmosferas que possam suportar vida?” disse o autor principal e Professor Assistente Joshua Krissansen-Totton.

“As nossas descobertas dão-nos razões para esperar que alguns destes planetas tenham atmosferas, o que aumenta significativamente as hipóteses de estes sistemas planetários comuns poderem suportar vida.”

Em busca das condições celestiais perfeitas

Telescópios como o James Webb não têm sido capazes de identificar planetas que tenham a dádiva da “zona Goldilock" (o mesmo que zona habitável) - onde as condições são as ideais para o potencial aparecimento de vida.

No estudo do Prof. Krissansen-Totton, um planeta rochoso foi modelado através dos seus ciclos de cristalização fundida ao longo de milhões de anos. Os resultados mostraram que o hidrogénio e outros gases leves escaparam para o espaço exterior, mas foram encontrados outros planetas mais afastados da estrela e com temperaturas mais baixas. Aí, o hidrogénio reagiria com o oxigénio e o ferro no interior do planeta. Isto parecia criar água e outros gases, levando a uma atmosfera que poderia ser estável ao longo do tempo.

Nos planetas da “zona de Goldilocks”, a água pode sair rapidamente da atmosfera, tornando menos provável a sua fuga para o espaço.

“É mais fácil para o JWST observar os planetas mais quentes e mais próximos da estrela porque emitem mais radiação térmica, que não é tão afetada pela interferência da estrela. Para esses planetas temos uma resposta bastante inequívoca: Não têm uma atmosfera espessa”, disse Krissansen-Totton.

“Para mim, este resultado é interessante porque sugere que os planetas mais temperados podem ter atmosferas e devem ser cuidadosamente examinados com telescópios, especialmente devido ao seu potencial de habitabilidade”.

Então, que planetas são prometedores?

Com base no modelo produzido, os telescópios como o James Webb poderão ainda encontrar condições atmosféricas propícias à vida em exoplanetas mais temperados, pelo que estes não devem ser deixados de fora da equação. Estar mais perto de uma estrela pode levar a que a superfície “frite” e rache, o que torna a vida menos provável.

Se os corpos celestes tiverem água líquida e um clima temperado, também pode haver vida em algumas condições. Com a tecnologia atualmente disponível, vale a pena continuar a procurar e estar ciente das possibilidades positivas quando se olha para o espaço.

The erosion of large primary atmospheres typically leaves behind substantial secondary atmospheres on temperate rocky planets. 2024. Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-024-52642-6