Pistácio: ficará surpreendido com as suas inúmeras propriedades e benefícios para a saúde
Já teve a oportunidade de experimentar pistácios? Gosta do seu sabor? Se ainda não o fez, aqui estão os pormenores deste deliciosa noz - pode tornar-se o seu novo petisco favorito!
A 26 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Pistácio, um alimento muito popular, que entre as suas curiosidades é fonte de muitas propriedades que trazem grandes benefícios para a nossa saúde.
Este fruto, que provém de uma árvore que vive na parte oriental do Mar Mediterrâneo, é considerado um dos frutos secos mais saudáveis e procurados do mundo.
Propriedades e características do pistácio
O pistácio é um fruto seco muito apreciado na nossa gastronomia, pois o seu consumo pode mesmo prevenir certas doenças. É rico em proteínas vegetais, fósforo, magnésio e potássio, o que ajuda a reduzir a tensão arterial e o ritmo cardíaco em situações de stress.
É uma fonte de vitamina B6, que ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga, e contém ainda vitaminas K, E e B1. É um fruto com baixo teor de gordura, sendo o fruto seco com menos calorias. Tem também um efeito saciante, o que o torna adequado para dietas de emagrecimento.
Também melhora e regula o trânsito intestinal e é considerado um dos alimentos mais antioxidantes. É especialmente benéfico para pessoas com diabetes, uma vez que regula os níveis de glucose no sangue e melhora a resistência à insulina. É benéfico para problemas de olhos, pele e estômago e tem propriedades afrodisíacas, que podem melhorar a vitalidade sexual.
Um estudo realizado na Universidade de Harvard sugere que o consumo diário de pistácios pode prolongar a vida de uma pessoa até 20 anos. Como pode ver, os pistácios são um alimento muito saudável e benéfico.
No entanto, nem tudo pode ser tão perfeito, apesar das muitas vantagens dos pistácios, o seu preço é bastante elevado, pelo que nem sempre são acessíveis a todos, mas há uma razão para isso, cada planta demora cerca de 7 anos a produzir o fruto.
Também tem algumas contra-indicações que é importante ter em conta, como as alergias, como qualquer outro fruto seco, e tem um elevado teor calórico, pelo que se recomenda um consumo moderado.
De onde vem o pistácio?
O pistácio, também conhecido como pistáchio ou pistache, é uma das árvores mais antigas do mundo, cientificamente conhecida como Pistacia vera, tem a sua origem na Ásia Ocidental e na Ásia Menor, nomeadamente nos atuais países do Irão, Turquemenistão, Turquia e Afeganistão.
O pistácio é cultivado em climas quentes, o que o torna perfeito para o cultivo nestas regiões. A cultura do pistácio já era conhecida pelos egípcios, gregos e romanos, tendo sido introduzida em Itália a partir da Síria no século I, espalhando-se mais tarde por outros países da bacia mediterrânica. Atualmente, os pistácios são cultivados em muitas partes do mundo, sendo o Irão o principal produtor.
Referência da notícia:
Ecología verde. Pistacho: propiedades, beneficios y contraindicaciones