Pilar solar fotografado em Vila Real: que intrigante fenómeno é este?

Um incrível pilar solar apareceu esta quarta-feira, 4 de dezembro, no céu sobre Vila Real, Norte de Portugal continental, gerando um interessante número de visualizações, partilhas e “gostos”. Apesar do espanto que pode causar, a explicação do fenómeno é, na verdade, muito simples.

O pilar solar é um fenómeno que resulta da interação da luz solar com as nuvens. Mas como? Explicamos tudo abaixo.

A fotografia publicada na rede social X pela página Meteo Trás-os-Montes (Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente) com a descrição “Pilar solar em Vila Real!” conta neste momento com mais de 1500 visualizações. A explicação para este fenómeno é simples e será explorada abaixo, diferenciando pilares solares de pilares de luz.

É possível observar pilares solares em Portugal. O de Vila Real é apenas mais um exemplo

Pilares solares são muito parecidos com os pilares de luz, mas formam-se abaixo e acima do Sol, no momento em que a luz interage com os cristais de gelo contidos em nuvens de alta altitude. Estes fotometeoros não requerem temperaturas reduzidas, são comuns em Portugal e por isso, podem ser observados em qualquer estação do ano, sendo disso exemplos o inverno ou o verão.

pilar solar
O pilar solar pode ser observado tanto ao amanhecer, como ao anoitecer.

Quando a luz interage com cristais de gelo hexagonais suspensos no ar, é originado o fenómeno pilar solar. Os referidos cristais de gelo estão normalmente presentes em nuvens de alta altitude, situadas acima dos 6000 metros de altitude.

Os cristais de gelo agem como pequenos prismas, fazendo reflexão e refração da luz solar - em todas as direções. Quando alinhados horizontalmente, é criada a ilusão no observador de uma coluna vertical de luz, que é visível até meia hora ou 1 hora depois do sol se pôr.

Tanto ao amanhecer como ao anoitecer é possível observar um pilar solar, quando as nuvens altas surgem perto da linha do horizonte e quando as mesmas são delgadas o suficiente para não bloquear a luz do Sol. As nuvens com cristais de gelo de maiores dimensões traduzem-se em pilares solares mais brilhantes.

E o que são pilares de luz?

Os pilares de luz são semelhantes aos pilares solares. A formação dos pilares de luz ocorre quando a temperatura do ar está muito baixa, o que permite pequenos de gelo ficarem em suspensão na atmosfera. Quando os cristais de gelo exibem uma forma hexagonal e base plana, refletem verticalmente a luz de fontes artificiais, como postes de luz ou navios. A soma de todas as reflexões acaba por tornar-se o pilar de luz.

Os pilares têm origem em fontes de luz artificial, sendo, por isso, um fenómeno “híbrido” entre a natureza e a ação humana. Este fenómeno costuma ocorrer com bastante frequência nas regiões polares ou subpolares, especialmente no inverno, em zonas onde as temperaturas registadas são bem inferiores ao ponto de congelação. Por este motivo, o seu avistamento é raro em Portugal.