Investigadores japoneses criam tecnologia que permite gravar e assistir sonhos humanos

Cientistas japoneses estão a desenvolver um algoritmo que permitirá gravar e assistir os sonhos humanos. Veja aqui como o dispositivo funcionará, lembrando que este ainda está a ser aprimorado.

Japoneses desenvolvem algoritmo que promete ser capaz de gravar e reproduzir sonhos humanos, utilizando avanços em neuroimagem e Inteligência Artificial.

Gostaria que os seus sonhos fossem gravados e pudessem ser assistidos por si e outras pessoas? Pois é, isto é o que investigadores japoneses estão a tentar fazer. Eles estão a desenvolver uma tecnologia capaz de gravar e reproduzir os sonhos humanos utilizando a Inteligência Artificial (IA). A combinação de neurociência e IA promete permitir que as pessoas mergulhem nos seus sonhos e os reproduzam digitalmente. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre o assunto.

Do sonho à realidade: como os sonhos serão analisados?

A inovação revolucionária combina avanços em imagens cerebrais e IA, e foi criada por cientistas do ATR Computational Neuroscience Laboratories, em Kyoto. Eles utilizaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para capturar a atividade neural de voluntários relacionada com os sonhos.

A atividade cerebral dos participantes foi monitorizada durante os estágios iniciais do sono, e no momento em que entraram na fase do sono REM, eles foram acordados e questionados sobre os sonhos que tiveram.

Sono REM (Rapid Eye Movement) é a fase do sono em que ocorrem os sonhos. É a última etapa do ciclo do sono e é considerada fundamental para a saúde. Nesse momento, a atividade cerebral começa a acelerar e torna-se tão intensa que se assemelha a quando estamos acordados. É quase equivalente ao estado de vigília.

Com base nas respostas e nos padrões de atividade cerebral registados, os cientistas desenvolveram um algoritmo de IA que conseguiu prever com 70% de precisão o que os indivíduos estavam a sonhar. A IA foi treinada para reconhecer os padrões neurais e associá-los a imagens correspondentes de acordo com as respostas.

imagens de ressonância magnética funcional (fMRI)
Investigadores utilizaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para registar a atividade cerebral durante o sono.

Conseguimos revelar o conteúdo dos sonhos a partir da atividade cerebral durante o sono, o que foi consistente com os relatos verbais dos sujeitos”, disse o professor Yukiyasu Kamitani, membro do grupo de investigação.

Vale a pena realçar que o algoritmo ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Os cientistas continuam a estudar para melhorar tanto a clareza quanto a precisão dos sonhos reconstruídos.

Pontos positivos desta tecnologia

Esta tecnologia inovadora tem o potencial de melhorar a nossa compreensão da saúde mental, permitindo avaliações mais precisas da personalidade e auxiliando num diagnóstico mais preciso de distúrbios psicológicos.

Os cientistas têm como objetivo reconstruir representações visuais aproximadas dos sonhos, pequenos fragmentos do que as pessoas sonharam. E embora as imagens geradas ainda sejam rudimentares e imprecisas, os avanços indicam um futuro promissor para a descodificação do subconsciente humano.

E se um dia iremos realmente poder assistir aos nossos sonhos como se fossem filmes, só o tempo dirá.

Referências da notícia

Scientists invented device to record and playback your dreams. 01 de outubro, 2024. India Today/Redação.

Saiba como vai funcionar dispositivo japonês que permite gravar e assistir sonhos. 21 de janeiro, 2025. Heider Sacramento.