Perseverance consegue produzir oxigénio em Marte!
Desde a sua chegada, o Perseverance tem tido várias missões em Marte. Um dos seus instrumentos, MOXIE, atingiu o seu objetivo: obter oxigénio pela primeira vez num outro planeta. Mas como o obteve, e para que será utilizado? Descubra estas intrigantes respostas.
Na passada terça-feira, dia 20 de abril, o Perseverance obteve oxigénio do ambiente marciano. MOXIE, um dos instrumentos a bordo do rover, estabeleceu um marco: converter dióxido de carbono (CO2) da fina atmosfera de Marte em oxigénio. Esta experiência visa lançar as bases para futuras explorações no planeta vermelho. Transformar CO2 em oxigénio significa assegurar a permanência dos astronautas no ambiente hostil de Marte e, mais importante ainda, o seu regresso a casa.
Uma vez que 96% da fina atmosfera marciana é composta de CO2, é vital obter ar respirável para os humanos, bem como combustível para a propulsão de foguetes. A NASA está a enviar o MOXIE para experimentar os níveis de oxigénio que pode obter durante um período de tempo específico. A intenção é produzir 10 gramas por hora: nesta ocasião, "após uma hora de funcionamento, o oxigénio total produzido foi aproximadamente 5,4 gramas, o suficiente para manter saudável um astronauta durante cerca de 10 minutos de atividade normal", explica a agência espacial.
Para quatro astronautas regressarem à Terra, são necessárias 7 toneladas métricas de combustível para foguetes e 25 toneladas métricas de oxigénio. Contudo, os astronautas podem sobreviver durante um ano na superfície marciana usando apenas uma tonelada métrica entre eles, diz o investigador principal do MOXIE, Michael Hecht do Observatório Haystack em Massachusetts.
Para atingir este objetivo, um instrumento como este, que é do tamanho de uma bateria de automóvel, já não seria utilizado. Com efeito, um conversor de oxigénio maior e mais potente do que o MOXIE seria levado para Marte para produzir as toneladas de oxigénio necessárias para a missão.
Objetivo principal do Perseverance em Marte
A astrobiologia é a chave para os objetivos do rover: o estudo da sua geologia e clima passado ajudará na busca de sinais de vida microbiana antiga. Pela primeira vez em Marte, as rochas e rególitos marcianos serão recolhidos e armazenados. Também gravará sons na superfície fina. Sem dúvida, Mars 2020 é a missão mais completa alguma vez enviada para o planeta vermelho.
O Perseverance foi equipado em 2019 com instrumentos de alta tecnologia para monitorizar o clima (MEDA), produzir oxigénio (MOXIE), detetar minerais e material orgânico (SHERLOC), mapear a composição química das rochas e sedimentos (PIXL), bem como várias câmaras de alta definição e um par de microfones para gravar sons da superfície do planeta. Além disso, já conta com a ajuda do mini helicóptero Ingenuity, encarregado da exploração aérea.
A humanidade explora Marte há mais de 40 anos, o que tem permitido uma visão mais clara da evolução da paisagem marciana. Qual é então o verdadeiro objetivo do Perseverance? Se encontrar sinais de vida, abrir caminho à exploração do planeta e poder, eventualmente, colonizá-lo a longo prazo.