"Pedal in Águeda": conheça o projeto de mobilidade sustentável que pretende incutir o hábito de pedalar nos mais novos!
No âmbito de um projeto nacional, a Câmara Municipal de Águeda vai disponibilizar mais de 40 bicicletas, exclusivamente para dinamizar ações de mobilidade sustentável nas escolas. Saiba mais sobre este projeto aqui!
O Município de Águeda, devido à morfologia do seu território, desde sempre valorizou, nas suas diversas vertentes, económica, ambiental e social, a utilização da bicicleta, fazendo assim parte do património cultural dos aguedenses.
Desta forma, o município, criou o projeto "Pedal In Agueda", de forma a reforçar, distinguir e valorizar o papel da bicicleta na sociedade, apostando em diversas iniciativas, enquanto modo de transporte suave, em prol de comportamentos mais sustentáveis, mais amigos do ambiente e do cidadão, mas também como fator de distinção e promoção do território.
A Câmara Municipal adquiriu mais de 40 bicicletas para disponibilizar à comunidade escolar, totalizando agora mais de 70 bicicletas com o objetivo de promover hábitos saudáveis entre os jovens.
Águeda Sustentável
Em Águeda a palavra sustentabilidade parece fazer parte do quotidiano da comunidade, de tal forma que o Município pretende adotar novas práticas e ações, assumindo-se as mesmas como inovadoras.
Com o "Pedal In Águeda", a Câmara Municipal pretende a implementação de uma sociedade mais descarbonizada, que adota modos de deslocação mais sustentáveis e hábitos de vida mais saudáveis.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal.
O projeto tem uma vertente operacional e prática importante, focada nas escolas e no ensino dos alunos de boas práticas de mobilidade sustentável, e da utilização da bicicleta.
O “Pedal In Águeda”
Este projeto é uma mais-valia para Águeda, dado que permitirá colocar em prática a curto prazo ações de educação e sensibilização previstas no âmbito do Programa de Sensibilização Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ciência de Águeda, alinhado com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
Com o "Pedal In Águeda" surge uma nova fase que levará a que haja uma alteração de comportamentos efetiva e orientada para a uma sociedade com “menos carbono”, mais consciente e interventiva através da adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável do território envolvendo a comunidade em geral, a comunidade escolar, comércio, empresas e associações.
Para a concretização destes objetivos vão ser desenvolvidas 7 iniciativas sempre dentro da sustentabilidade e da economia circular.
O Município encontra-se desenvolver o "Mapa da Bicicleta de Águeda", ou seja, uma aplicação onde o utilizador pode ver todas as infraestruturas existentes e futuras ligadas à bicicleta, como por exemplo, ciclovias, estacionamentos e trilhos cicláveis; a realização e "cicloficinas" para uma melhor capacitação mecânica dos utilizadores e ainda uma série de ações relacionadas com sustentabilidade para a bicicleta e uma mobilidade mais sustentável, tal como a aprendizagem da mesma.
Águeda espera que a implementação deste projeto traga uma maior divulgação da infraestrutura ligada à bicicleta, aumento da utilização dos transportes públicos e da bicicleta nas deslocações quotidianas e a redução das emissões de CO2.