"Pedal in Águeda": conheça o projeto de mobilidade sustentável que pretende incutir o hábito de pedalar nos mais novos!

No âmbito de um projeto nacional, a Câmara Municipal de Águeda vai disponibilizar mais de 40 bicicletas, exclusivamente para dinamizar ações de mobilidade sustentável nas escolas. Saiba mais sobre este projeto aqui!

Hábitos saudáveis
Um novo projeto da Câmara Municipal de Águeda, no âmbito da mobilidade sustentável, tenta incutir hábitos saudáveis nos mais pequenos.

O Município de Águeda, devido à morfologia do seu território, desde sempre valorizou, nas suas diversas vertentes, económica, ambiental e social, a utilização da bicicleta, fazendo assim parte do património cultural dos aguedenses.

Desta forma, o município, criou o projeto "Pedal In Agueda", de forma a reforçar, distinguir e valorizar o papel da bicicleta na sociedade, apostando em diversas iniciativas, enquanto modo de transporte suave, em prol de comportamentos mais sustentáveis, mais amigos do ambiente e do cidadão, mas também como fator de distinção e promoção do território.

A Câmara Municipal adquiriu mais de 40 bicicletas para disponibilizar à comunidade escolar, totalizando agora mais de 70 bicicletas com o objetivo de promover hábitos saudáveis entre os jovens.

Águeda Sustentável

Em Águeda a palavra sustentabilidade parece fazer parte do quotidiano da comunidade, de tal forma que o Município pretende adotar novas práticas e ações, assumindo-se as mesmas como inovadoras.

Com o "Pedal In Águeda", a Câmara Municipal pretende a implementação de uma sociedade mais descarbonizada, que adota modos de deslocação mais sustentáveis e hábitos de vida mais saudáveis.

"...promover a aprendizagem do andar de bicicleta nas escolas, porque há muitas crianças que não sabem andar."
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal.

O projeto tem uma vertente operacional e prática importante, focada nas escolas e no ensino dos alunos de boas práticas de mobilidade sustentável, e da utilização da bicicleta.

O “Pedal In Águeda”

Este projeto é uma mais-valia para Águeda, dado que permitirá colocar em prática a curto prazo ações de educação e sensibilização previstas no âmbito do Programa de Sensibilização Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ciência de Águeda, alinhado com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Com o "Pedal In Águeda" surge uma nova fase que levará a que haja uma alteração de comportamentos efetiva e orientada para a uma sociedade com “menos carbono”, mais consciente e interventiva através da adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável do território envolvendo a comunidade em geral, a comunidade escolar, comércio, empresas e associações.

Projeto "Pedal In Águeda"
Ensinar os mais pequenos a pedalar para se deslocarem, faz parte da estratégia de mobilidade sustentável do Município. Fonte: CMA

Para a concretização destes objetivos vão ser desenvolvidas 7 iniciativas sempre dentro da sustentabilidade e da economia circular.

O Município encontra-se desenvolver o "Mapa da Bicicleta de Águeda", ou seja, uma aplicação onde o utilizador pode ver todas as infraestruturas existentes e futuras ligadas à bicicleta, como por exemplo, ciclovias, estacionamentos e trilhos cicláveis; a realização e "cicloficinas" para uma melhor capacitação mecânica dos utilizadores e ainda uma série de ações relacionadas com sustentabilidade para a bicicleta e uma mobilidade mais sustentável, tal como a aprendizagem da mesma.

Águeda espera que a implementação deste projeto traga uma maior divulgação da infraestrutura ligada à bicicleta, aumento da utilização dos transportes públicos e da bicicleta nas deslocações quotidianas e a redução das emissões de CO2.