Os cientistas sugerem que a Terra pode ter tido um anel durante o período Ordovícico

Saturno é conhecido pelo seu sistema de anéis e muitos reconhecem que os planetas Júpiter, Urano e Neptuno também têm este sistema. Mas será que a Terra alguma vez o teve?

Terra; anel
Uma equipa de investigadores sugere que uma coleção mundial de crateras de impacto aponta para a existência de um anel à volta da Terra há milhões de anos.

Os cientistas defendem que é possível que a Terra tenha capturado e destruído um asteroide que passou demasiado perto há 466 milhões de anos. Os destroços do asteroide orbitaram a Terra como um anel e depois os pedaços individuais entraram na atmosfera, aterraram na superfície e produziram as crateras que hoje se observam.

Como se constituem os anéis que orbitam vários planetas do nosso Sistema Solar?

Os anéis de Saturno, Júpiter, Urano e Neptuno são constituídos por uma coleção de pedaços de gelo e rocha que orbitam em torno do planeta hospedeiro da mesma forma que a nossa Lua orbita em torno da Terra.

Coletivamente, e à distância, parecem um complexo sistema de anéis. A origem dos anéis dos planetas gigantes gasosos tem sido motivo de muitos debates ao longo das décadas. A explicação mais provável é que os anéis se formaram a partir dos restos de luas ou outros corpos celestes que se aproximaram demasiado.

A intensa força gravitacional dos planetas separou os objetos num processo conhecido como rutura por maré. Num novo estudo, uma equipa de investigadores sugere que a Terra também pode ter tido os seus próprios anéis no passado.

As interações entre a Terra e o material do Sistema Solar têm sido claramente evidentes

A cratera do Arizona e o impacto de Chicxulub deixaram as suas cicatrizes na Terra, mas nos últimos 540 milhões de anos registou-se um aumento de eventos de crateras.

Os depósitos de calcário registados em todo o mundo apresentam níveis mais elevados de meteoritos condritos (pedregosos) e de detritos de micrometeoritos. Ao mesmo tempo, parece ter havido um aumento da atividade sísmica e de tsunamis, embora a correlação entre os dois não esteja confirmada.

cratera
O número de crateras aumentou nos últimos 540 milhões de anos.

O aumento de material meteórico no calcário tem sido sugerido como sendo causado por um aumento geral de poeira de asteroides no Sistema Solar interior, mas uma teoria alternativa interessante foi sugerida por Tomkins e a sua equipa.

Em vez disso, a equipa propõe que um grande asteroide condrito tenha tido um quase acidente com a Terra há cerca de 466 milhões de anos. Se o objeto passou dentro do limite de Roche da Terra, então o campo gravitacional da Terra será suficientemente forte para impedir que qualquer objeto mais pequeno se mantenha unido pela gravidade. Por conseguinte, o objeto fragmentar-se-ia e levaria à formação de um anel de detritos.

Limite de Roche:

- Distância mínima que pode suportar um objeto, que mantém a sua estrutura unicamente devido à sua própria gravidade numa órbita de um corpo massivo, sem começar a desintegrar-se devido às forças de maré exercidas pela força gravitacional do objeto principal.

A equipa investigou os locais de impacto dos 21 impactos de meteoritos que se sabe coincidirem com o aumento da atividade meteorítica no período Ordovícico. Em seguida, calcularam a probabilidade de os pontos de impacto identificados terem resultado de eventos de impacto distribuídos aleatoriamente.

Esta seria a causa provável de todos os impactores terem vindo do cenário da cintura de asteroides. Em vez disso, a equipa concluiu que a estrutura de impacto se localizava perto do equador, como seria o caso se viessem de um único corpo que se separou em órbita. O decaimento resultante das partículas do anel teria durado várias dezenas de milhões de anos antes de finalmente se instalar nos registos de calcário para ser descoberto por futuros investigadores.

Tomkins A., Martin E., Cawood P. Evidence suggesting that earth had a ring in the Ordovician. Earth and Planetary Science Letters (2024).