Os astrónomos confirmam-no: muito em breve a Terra terá duas luas. Data exata e duração deste estranho fenómeno

O asteroide 2024 PT5 será temporariamente capturado pela Terra, tornando-se uma mini-lua durante dois meses em 2024, oferecendo uma oportunidade única para a investigação astronómica.

asteroide
Conceção artística do asteroide 2024-PT5. Imagem gerada com o Gemini.

Numa descoberta que parece saída de um filme de ficção científica, os astrónomos descobriram que a Terra vai capturar temporariamente uma nova “mini-lua”. Chamado 2024 PT5, ficará preso pela gravidade terrestre de setembro a novembro de 2024.

O asteroide 2024 PT5, recentemente descoberto, segue uma trajetória que o levará a tornar-se um mini-satélite da Terra durante um curto período, antes de continuar a sua viagem à volta do Sol. Este fenómeno, embora temporário, é um acontecimento significativo no estudo de objetos próximos da Terra.

Os investigadores Carlos e Raúl de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid, foram os responsáveis por esta descoberta. Utilizando dados de observação e modelos matemáticos, determinaram que o PT5 de 2024 seguirá uma órbita em forma de ferradura à volta da Terra.

Este tipo de capturas temporárias não é completamente novo. Em 2006, o asteroide RH120 foi capturado pela Terra durante quase um ano e, mais recentemente, em 2020, o asteroide 2020 CD3 também se tornou uma mini-lua durante um breve período.

Quando e porque é que vai acontecer?

O asteroide 2024 PT5 tem características orbitais que o tornam particularmente interessante. O seu semi-eixo maior é de aproximadamente 1.012 unidades astronómicas, com uma excentricidade muito baixa de 0,021, o que indica uma órbita quase circular. Além disso, a sua inclinação é de apenas 1,52 graus, o que o coloca numa órbita semelhante à da Terra.

Durante a sua breve estadia como mini-lua, 2024 PT5 fornecerá dados valiosos sobre a dinâmica dos asteroides e a interação gravitacional com a Terra. Os cientistas esperam utilizar esta informação para melhorar os modelos de previsão da órbita e compreender melhor como estes objetos podem ser capturados e libertados pela gravidade da Terra.

O asteroide orbitará o nosso planeta durante aproximadamente dois meses, tornando-se uma “mini-lua” entre 29 de setembro e 25 de novembro de 2024.

A captura de mini-luas é um fenómeno que ocorre devido à complexa dança gravitacional entre a Terra e os asteroides mais próximos. Quando um asteroide se aproxima o suficiente da Terra, pode ser temporariamente apanhado numa órbita à volta do nosso planeta antes de ser ejetado de volta para o espaço interplanetário.

O estudo PT5 2024 ajudará a compreender melhor a dinâmica destes objetos e a desenvolver estratégias de defesa planetária, no caso de um asteroide potencialmente perigoso se aproximar demasiado da Terra. Além disso, poderão ser futuros alvos de missões de exploração espacial.

Colaboração e observação internacional

O asteroide 2024 PT5 foi descoberto a 7 de agosto de 2024 pelo Asteroid Earth Impact Last Alert System, observado com o instrumento localizado em Sutherland, na África do Sul. A sua deteção e monitorização foi possível graças à colaboração internacional e à utilização de telescópios avançados.

As observações de múltiplas instalações foram utilizadas para seguir a órbita do asteroide e prever a sua captura temporária pela Terra, realçando a importância da vigilância contínua do céu.

Estação ATLAS de Sutherland
A estação ATLAS de Sutherland durante a sua construção na África do Sul. Crédito da imagem: Willie Koorts/SAAO

Os asteroides próximos da Terra são numerosos e, embora a maioria não represente uma ameaça imediata, o seu estudo é crucial para a nossa compreensão do sistema solar e para a proteção do nosso planeta.

Quando o 2024 PT5 se aproximar da Terra, os astrónomos estarão atentos para captar imagens e dados detalhados da sua passagem. Este evento será uma oportunidade única para observar uma mini-lua em ação e aprender mais sobre estes misteriosos viajantes espaciais.

Implicações e futuro

Eventos como este, em que o pequeno corpo adquire energia geocêntrica negativa durante semanas ou alguns meses, são relativamente frequentes, ocorrendo vários eventos por década. Episódios de captura prolongada, por outro lado, são raros, e a Terra experimenta um a cada dez ou vinte anos, aproximadamente.

A causa da expulsão destes objectos da Terra deve-se à força gravitacional do Sol. Quando o 2024 PT5 tiver cumprido o seu papel de mini-lua, voltará a uma órbita centrada no Sol, permanecendo como parte da cintura de asteroides de Arjuna.

Infelizmente, não será visível para a maioria dos observadores do céu. É demasiado pequeno e pouco luminoso para telescópios e binóculos amadores. Precisa de um telescópio com um diâmetro de pelo menos 30 polegadas e um detetor CCD ou CMOS, porque o olho humano não é suficiente.

Os investigadores tencionam fazer observações espectroscópicas e fotométricas do 2024 PT5 para melhor compreender a sua natureza. Por agora, prepare-se para um espetáculo celeste sem paralelo e fique atento às novidades sobre este emocionante acontecimento astronómico.